O que é Lua Rosa? Entenda o evento da lua que acontece em abril

O nome bonitinho faz parte das tradições indígenas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes de mais nada, precisamos começar esse post explicando que não, você não vai ver uma lua cor-de-rosa no céu. A Lua Rosa ou Pink Moon, em inglês, se trata apenas de uma celebração.

O nome faz parte das tradições indígenas norte-americanas e é atribuído à lua cheia que acontece nesse período e marca a chegada da primavera. E, claro, assim como já aconteceu outras vezes, a Lua Rosa, que estará “visível” no céu do dia 29 de abril será simplesmente uma linda lua cheia como qualquer outra.

No caso dos Estados Unidos e do Canadá, por exemplo, a Lua Rosa recebeu esse nome por surgir exatamente na época em que uma linda florzinha cor-de-rosa, a phlox, começa a se espalhar.

Lua Rosa na astronomia

Mas, claro, a Lua Rosa também se trata de um fenômeno astronômico, mesmo que a tonalidade de nosso satélite natural não se altere. O que acontece nessa época do ano é que é a Lua fica exatamente do lado oposto da Terra em relação ao Sol.

Essa também é a primeira lua cheia da Primavera no Hemisfério Norte e a primeira do Outono, no Hemisfério Sul.

Segundo especialistas, é possível que a lua atinja a tonalidade rosa por causa do reflexo da luz do Sol, que pode acabar interferindo na cor de nosso satélite natural assim como na cor do céu, por exemplo. No entanto, isso estaria longe de acontecer nas condições da Pink Moon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES