O que fazer com o corpo de um astronauta que morreu no espaço?

É preciso cuidar da conservação do corpo

Astronauta morto | (Fonte: Wonderful Engineering/Reprodução)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mês passado tivemos o primeiro crime acontecido no espaço – e não, não foi um assassinato. Mas e se fosse? O que fazer com um cadáver espacial? Quem responde é Caitlin Doughty, autora de sucesso, agente mortuária e dona de uma funerária em Los Angeles, Califórnia. Segundo ela, o destino do cadáver de um astronauta é ainda território desconhecido (como você poderá assistir no vídeo abaixo, o astronauta Mike Massimino confessa que o programa espacial da NASA não inclui, no treinamento, o que fazer com um cadáver no espaço).

Caitlin apresenta duas maneiras de se lidar com o problema, usando como personagem a pobre e hipotética Dra. Lisa, que teve o azar de morrer enquanto fazia um reparo do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS): um meteorito fura o traje espacial da nossa astronauta e adeus, Lisa.

Segundo Caitlin, os olhos de Lisa não se arregalam como se vê no cinema, nem a pobre vai se despedaçar numa explosão nojenta de sangue e gelo. Pra sobreviver, ela vai ter que pensar e agir rapidamente, porque tem cerca de dez segundos de consciência. “Esse é o tempo estranhamente específico e assustador que ela tem  para chegar a um ambiente com oxigênio. Mas a descompressão rápida provavelmente a deixará em choque, e a morte alcançará a pobre Lisa antes que ela saiba o que está acontecendo.”

A morte da astronauta é causada pela falta de pressão do ar no espaço. “Os gases no corpo de Lisa se expandem e os líquidos se transformam em gás. A água de seus músculos se converterá em vapor, que se acumulará sob sua pele, distendendo áreas do corpo para o dobro do tamanho normal. O nitrogênio no sangue formará bolhas de gás, causando uma enorme dor. Quando a Dra. Lisa desmaia, isso na verdade é um alívio misericordioso, porque ela continuará flutuando e inchando, sem saber o que está acontecendo.”

(Fonte: Wonderful Engineering/Reprodução)

Depois de um minuto e meio, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea da astronauta caem até o ponto em que o sangue dela ferve. A diferença de pressão do lado de dentro e de fora dos pulmões será tão grande que eles se rasgam e sangram profusamente. Lisa se torna então o nosso cadáver espacial. E agora? Levamos Lisa de volta para a Terra ou a mandamos passear pelo espaço?

Para deter a decomposição do cadáver, a tripulação precisa manter o corpo da astronauta refrigerado para frear a ação das bactérias. Na ISS, o lixo é mantido na parte mais fria da estação. “Guardar Lisa na lixeira não pega bem, mas a estação tem espaço limitado e a área do lixo possui um sistema de refrigeração; por isso, faz sentido logisticamente botar o cadáver lá”, diz Caitlin.

Como trazer corpos de volta à Terra é um problema que precisa estar na ordem do dia quando se pensa na missão para Marte. Em 2005, a NASA pagou a uma pequena empresa sueca chamada Promessa para desenvolver o protótipo de um sistema de coleta de cadáveres espaciais chamado Body Back.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES