O que fazer se um inseto entrar no ouvido? Tentar retirá-lo pode piorar

Segundo especialista, a recomendação é que não se use nada que possa dificultar a remoção do inseto.

barata | Record TV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já imaginou passar mais de 24 horas com uma barata no ouvido. A influenciadora Aline Lopes viveu essa assustadora experiência enquanto esperava por atendimento médico adequado para fazer a remoção do inseto.

O otorrinolaringologista Danilo Anunciatto Sguillar, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que esse é o modo correto de agir.

“A recomendação é que não se use nada que possa dificultar a remoção do inseto. Então é importante não usar grampos, nenhum tipo de haste metálica ou de algodão, [porque] fazer esse tipo de tentativa para removê-lo pode ser pior”, afirma o especialista.

Influenciadora passou por um sufoco com barata dentro do ouvido. (Foto: Record TV)

Mas quais são os riscos para a saúde caso um inseto entre no ouvido? O otorrinolaringologista explica que isso depende da forma como o animal atinge o órgão. Os primeiros danos, como lacerações da pele, podem ocorrer na orelha externa, onde também há um risco de infecção por causa da lesão criada.

“Dividimos o ouvido em orelha externa, orelha média e orelha interna. [Podem ocorrer] perfurações ou lacerações da membrana timpânica e até risco de o inseto adentrar a membrana do tímpano, ganhar a orelha média e a orelha interna e criar danos permanentes, como uma perda auditiva, se danificar a região do nervo auditivo”, destaca o especialista.

Leia Mais

Perda de audição é, inclusive, um dos sintomas de que há um inseto no ouvido. Além disso, podem ocorrer desconfortos locais, dor, sangramento e coceira.

Como retirar o inseto do ouvido?

A remoção do inseto vai depender se ele está vivo ou não. Caso o animal esteja se movimentando para tentar sair, a recomendação, segundo o especialista, é colocar uma gota de óleo no ouvido, que pode ser óleo mineral, de cozinha, azeite ou até mesmo vaselina.

“Essa substância vai fazer com que o inseto se paralise, e então essa pessoa tem que imediatamente procurar a ajuda de um otorrinolaringologista”, afirma o médico.

No caso de o inseto estar morto, também é importante buscar atendimento especializado, para que o animal seja retirado com pinças específicas para esse fim.

“O especialista pode fazer uma lavagem do ouvido com água morna para que esse inseto seja removido por completo e aí sim, em posse de um otoscópio, aparelho que usamos para avaliar o ouvido, ele vai avaliar, após a remoção, os danos que porventura esse inseto tenha causado na região, tanto da orelha externa quanto da orelha média”, afirma o otorrino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES