O que o óleo encontrado nas praias pode fazer com o corpo humano?

As manchas de óleo avanças pelas praias do Nordeste e a população é aliada na limpeza

óleo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 30 de agosto, boa parte do litoral do nordeste está sendo atingida por manchas de óleo. O problema já afeta 200 localidades em 78 municípios de 9 estados. De acordo com um balanço recente do governo, a substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. Material este que pode ser prejudicial à saúde. a notícia está no site Fatos Curiosos.

Muitas voluntários, em vários pontos do litoral brasileiro, se mobilizaram para retirar o material das areias e da água. Numa tentativa de minimizar as consequências devastadoras ocasionadas pelo vazamento, como a contaminação das praias e a morte de animais marítimos.

Tanto para aqueles que estão ajudando na limpeza dos locais, onde o óleo surgiu, quanto para os banhistas, especialistas fizeram alguns alertas sobre o possível contato com o material. Fernando Beltrão, médico e biólogo, informou ao G1, que não há riscos para os banhistas, enquanto estiverem na água. Porém, o mesmo não se aplica caso o contato ocorra na areia.

"O óleo não se mistura com a água. São pedaços de gordura, de lipídio, e dificilmente colam em alguém dentro d'água. Ainda que toque na pele, não vai causar mal", afirmou Beltrão.

Uma vez na areia das praias, especialmente em horários mais quentes, a situação pode ser bem perigosa. "Quando você pisa, ele cola onde você tocar, seja no pé, nas mãos ou em outra parte do corpo. Pode queimar, porque é óleo quente", explica Beltrão.

Caso isso venha a ocorrer, a dermatologista Consuelo Arruda possui algumas recomendações. "Se isso acontecer, a pessoa deve retirar a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Quando retirar, lavar com água e sabão", explicou ela.

Danos

O contato com o petróleo cru pode ocasionar dermatite e elaioconiose, um tipo de cisto ocasionado pela obstrução dos poros, pelo contato com esse tipo de produto. Se a pele está irritada e vermelha, é bom procurar assistência médica", completou Beltrão.

Apesar de não haver muitos problemas em relação aos banhistas, Consuelo fez algumas recomendações. É importante não criar uma neurose, mas evitar onde tem o óleo e avisar aos órgãos competentes quando vê-lo, mas nada que possa comprometer a vida".

Em entrevista ao portal Rádio Jornal, a dermatologista Carolina Coelho também fez algumas considerações. "Enquanto as autoridades não se pronunciarem oficialmente em relação a que material é esse, o que é recomendado é que as pessoas não entrem em contato. Esses voluntários devem usar material de proteção sobre toda a pele: usar botas, usar luvas e usar máscaras".

Para conter o óleo, a Marinha brasileira, a Petrobras e a Transpetro providenciaram algumas barreiras de contenção e de absorção. No Pernambuco, mantas absorventes foram posicionadas, para conter o avanço do óleo.

Desde o dia 18 de outubro, foi instaurada uma Sala de Situação no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife, para realizar o monitoramento do petróleo. O trabalho será feito com o auxílio de helicópteros e navios. Representantes das Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) se reuniram no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES