O que se sabe até agora sobre a volta das aulas presenciais no Brasil - Protocolo

Não há, até o momento, uma data definida para a reabertura de todas as escolas. - Protocolo

Slide 7 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Protocolo

Ademar Pereira, presidente da Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares), afirma que a adoção das medidas ficará a cargo de cada instituição, já que cada unidade de ensino tem particularidades diferentes. "Tem escola pequena, que tem 50 alunos em uma casa de 300 m², e universidade com 30 mil alunos em 50 mil m² e vários horários disponíveis para aula. São projetos de segurança diferentes que devem ser feitos para cada uma das instituições", diz.

Mesmo assim, ele defende que as escolas privadas já têm condições de reabrir com as devidas medidas de segurança. "Na hora em que foram liberados comércios e serviços, deveria liberar também a escola", diz. Cláudio Furtado, secretário de educação da Paraíba e um dos coordenadores do protocolo elaborado pelo Consed, afirma que a volta das atividades nas escolas públicas está diretamente atrelada à situação sanitária de cada estado e município. Ele destaca a necessidade de monitoramento constante de alunos e professores e a possibilidade de uma nova suspensão das atividades em casos de piora nos indicadores de saúde.

"A ideia desse protocolo é a gente aprender, por exemplo, com experiências como a da França, que teve de parar depois que voltou", diz. "Acho mais complicado a volta [das atividades] do que a implementação do ensino a distância [no início da pandemia], por ter uma série de variáveis que devem ser levadas em questão. É uma adaptação de risco", avalia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES