O sêmen mais velho do mundo foi capaz de fecundar após longos 50 anos

Grupo de cientistas australianos realizaram as experiências para verificar a capacidade de fecundação

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos sabem que a qualidade dos espermatozoides vai decaindo com o passar da idade e dificilmente na terceira idade pode-se dizer que eles tem alto potencial de fecundar óvulos. Mas e se alguém falasse que este material, mesmo com 50 anos, ainda fosse capaz de fecundar normalmente um óvulo, o que você pensaria?

Um grupo de cientistas da Austrália assumiu o desafio de contrariar esse pensamento, mais importante, comprovar que ela está incorreta. Dessa forma, os pesquisadores se remeteram a um laboratório da Universidade de Sidney que havia coletado e congelado amostras de sêmem de quatro carneiros. Essas amostras, contudo, possuíam uma peculiaridade: sua coleta havia acontecido no ano de 1968.

Elas foram mantidas congeladas com nitrogênio líquido a uma temperatura de -196ºC durante 50 anos, até que os pesquisadores resolveram colocar sua capacidade de fecundação à prova. Para fazer a experiência, 56 ovelhas foram inseminadas artificialmente com essas amostras. O resultado foi chocante: a fecundação teve sucesso em 34 ovelhas.

Apesar do desfecho positivo, os cientistas decidiram fazer uma experiência mais atual para aumentar a confiabilidade da pesquisa. Assim, eles recolheram sêmen de 19 carneiros e congelaram por um mês. Após esse período, 1048 ovelhas foram inseminadas e 618 delas ficaram prenhas. Portanto, os espermas congelados por apenas 30 dias tiveram uma taxa de sucesso de 59%, enquanto que os espermas quinquenários obtiveram 61% de êxito.

A partir desses dados, os pesquisadores concluíram que os espermas coletados e reservados em baixas temperaturas não sofreram alterações em sua qualidade. Essa descoberta foi de extrema relevância para a Universidade de Sidney, que possui uma longa tradição de reprodução animal e para a comunidade acadêmica em geral. 

A esquipe de pesquisadores destacou que essas novas informações não contribuem somente para o entendimento da reprodução de animais como ovelhas, mas também ajudam a compreender mais a fundo o funcionamento da reprodução humana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES