O tamanho da sua barriga pode indicar quando você vai morrer

O acúmulo de gordura na região abdominal é uma tendência, principalmente entre homens

Barriga | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acúmulo de gordura na região abdominal é uma tendência, principalmente, entre homens, e sim, pode se tornar um problema bastante complicado. Se você é do tipo que acha barriga de chopp um charme, pare. Sim, é preciso mudar de ideia já. Por quê? O tamanho de sua barriga pode dizer quando você vai morrer. A informação é do site Fatos Desconhecidos.

Dramático? A primeira vista, até pode parecer. Mas, de acordo com um estudo, publicado pela revista online PLOS ONE, é verdade. Além disso, não podemos esquecer que estamos falando de uma pesquisa, na qual dados apontam que essa relação é, sim, verdadeira.

De acordo com o estudo, a técnica A Body Shape Index (ABSI) tornou-se um indicador de mortalidade extremamente eficaz. O ABSI, como explica a pesquisa, é até mais relevante que o Body Mass Index (IMC), medida utilizada para definir a obesidade.

O método de pesquisa para quantificar o risco de morte, associado à obesidade abdominal, foi definido em 2012. Os responsáveis pelo estudo foram o Dr. Nir Krakauer, professor de engenharia civil da Grove School of Engineering, EUA, e seu pai, Dr. Jesse Krakauer.

O estudo

Para chegar a tal conclusão, o caminho, claro, foi árduo. Os primeiros estudos começaram a ser feitos em 1980, na Grã-Bretanha. Entretanto, para se ter tamanha certeza, era preciso desvendar novas informações. Com isso, novas pesquisas foram feitas, entre 1999 e 2004.

A dupla, após analisar os dados adquiridos, comparou casos de mortalidade com o ABSI, o IMC e outros índices que relacionam o peso e as circunferências da cintura e do quadril. Os pesquisadores, então, descobriram que o ABSI pode ser, sim, utilizado como um importante indicador de mortalidade.

Dentre os que participaram do estudo, as pessoas, cuja faixa etária era superior a do ABSI, apresentaram um índice de mortalidade 61% maior do que aqueles que estavam na padrão normal. Além disso, de acordo com os cientistas, 2.203 faziam parte do grupo que os pesquisadores estavam acompanhando.

A equipe analisou dados de 7.011 adultos, com mais de 18 anos. A amostra foi amplamente representativa da população britânica em termos de região, status de emprego, origem nacional e idade.

De acordo com os estudo, as taxas de mortalidade aumentaram 1,13 para cada aumento de desvio padrão no ABSI.

O resultado

Com o resultado do pesquisa, a forma do corpo, especificamente da cintura, tornou-se, agora, um forte indicador do risco de morte entre a população analisada.

Além do Dr. Nir Krakauer e do Dr. Jesse Krakauer, outros pesquisadores realizarem pesquisas semelhantes. Nesse ínterim, os professores Nicolas Danchin e Tabassome Simon, da França, também conseguiram comprovar que o tamanho da barriga tem relação direta, com o aumento do risco de morte em sobreviventes de ataques cardíacos.

De acordo com o professor Simon, uma barriga grande, obesidade e baixo peso estão associados com o maior risco de morte. Ou seja, independentemente se a pessoa é muita magra ou muito gorda, o que não podemos permitir é que a barriga cresça de forma descomunal.

Do ponto de vista destes pesquisadores, o acúmulo de gordura na região da cintura merece uma atenção maior do que sobrepeso e obesidade leve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES