Obesidade em gestantes aumenta riscos de doenças na vida adulta dos bebês

Outra análise revelou que mulheres obesas tinham uma dieta rica em gordura saturada e pobre em vitaminas e minerais durante a gravidez, em comparação com mulheres magras.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma grande investigação europeia alerta sobre a necessidade de medidas urgentes para evitar a obesidade de mulheres em idade fértil. Os pesquisadores dizem que as crianças nascidas de mães com excesso de peso têm maior risco de problemas de saúde na vida adulta. E pedem que toda mulher grávida tenha acesso a nutricionistas e psicólogos para ajudar a proteger a saúde dos seus filhos.


Durante o projeto de três anos, diversos estudos foram consultados, um deles, envolvendo 13 mil indivíduos, revelou que bebês nascidos de mães acima do peso são mais vulneráveis a doenças cardíacas, derrames ou diabetes tipo 2.

Outra análise revelou que mulheres obesas tinham uma dieta rica em gordura saturada e pobre em vitaminas e minerais durante a gravidez, em comparação com mulheres magras. Em um trabalho anterior a este, que incluía estudos em animais, os pesquisadores descobriram que a placenta das fêmeas que privilegiavam uma alimentação rica em gordura oferecia menos proteção ao feto em relação ao cortisol, hormônio relacionado ao estresse — o bebê, neste caso, tendia a ser menor e a sofrer de distúrbios de humor na vida adulta.

— É preciso evitar a obesidade e o sobrepeso entre as jovens, que representam as futuras mães — disse a líder do projeto, Patricia Iozzo, do National Research Council em Pisa, na Itália.

Segundo ela, o fim da gravidez é particularmente importante, porque o metabolismo do bebê — incluindo a quantidade de gordura e açúcar no sangue — fica pior quando as mães engordam muito nesse período.

— Sob nenhuma circunstância a grávida deve parar de comer, mas deve se preocupar em ter uma dieta balanceada e ser fisicamente ativa — disse a pesquisadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES