Obesidade pode afetar 700 milhões de pessoas até 2025

Nutricionista dá dicas de alimentação e atividades que ajudam a prevenir a doença

Obesidade | Divulgação Tua Saúde
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A obesidade é uma doença já muito conhecida no mundo, inclusive, no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez brasileiros estão obesos. Ou seja, 96 milhões de pessoas, estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do esperado. Para 2025, os números são ainda mais alarmantes: cerca de 700 milhões de pessoas deverão ser afetadas com a doença, se não tratada regularmente.

Mulheres continuam no topo. Os dados do IBGE mostram ainda que 29,5% das mulheres têm obesidade, praticamente, uma em cada três. Enquanto os homens estão com 21,8%. Quando analisado apenas o sobrepeso, elas estão com 62,6%, contra 57,5% dos homens.

Para Júlia Canabarro, nutricionista da startup de nutrição Dietbox, assim como diversas outras doenças, a obesidade também oferece risco à saúde e precisa ser tratada. "É classificado um indivíduo obeso, quando o excesso de gordura corporal, em quantidade, determina prejuízos à saúde. Isso se dá quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m² e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m². As pessoas que possuem índice entre 25 e 29,9 kg/m², já são diagnosticados com sobrepeso", explica Júlia Canabarro.

Segundo a especialista, são inúmeros os fatores que podem contribuir para o aumento desse índice: correria do dia a dia, sedentarismo, fatores endócrinos, genéticos e, até mesmo, psicológicos. No Brasil, uma em cada três crianças apresenta excesso de peso, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Já em adultos, o número mais que dobrou, de 12,2% para 26,8%.

"O diagnóstico de obesidade, está além de fatores estéticos, precisa ser cuidado como patológico. Sabe-se que a origem dessas causas está muito ligada a problemas emocionais, ainda mais quando relacionamos ao atual momento, de tanta incerteza", diz a nutricionista.

Alimentos aliados ao combate à obesidade

Para evitar o excesso de peso ou chegar a níveis de gordura que, muitas vezes, podem resultar em cirurgia, algumas medidas são importantes e tudo começa na alimentação. "Muitas pessoas não fazem ideia de como começar a ter uma relação melhor com a comida. Nesse sentido, hábitos simples já podem fazer grande diferença. Como, por exemplo, consumir bastante água e apostar em refeições equilibradas, com folhas verdes, alimentos integrais e fibras, como chia, quinoa, linhaça, aveia. Além disso, evitar os ultraprocessados", orienta Júlia Canabarro.

Alimentação e exercícios físicos

A boa alimentação, aliada à prática regular de exercícios físicos, contribuem não apenas para o controle do sobrepeso, mas ajuda em diversas outras doenças. "Às vezes, focamos apenas em um tipo de atividade ou uma alimentação muito restrita, para a perda de peso. Isso é um mito. É possível caminhar, correr, nadar, praticar crossfit, dançar, entre diversas opções que fogem um pouco do terror da academia, para muitos. Isso também vale para a rotina alimentar. Não precisa ter uma dieta restrita. Tudo é analisado, de acordo com o perfil de cada paciente, sua rotina e hábitos", conclui a profissional da Dietbox.

Foto Tuasaude.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES