Óculos: especialista explica como não facilitar a contaminação

E quem usa o acessório, principalmente o de grau, sabe que é quase impossível não tocar na peça para limpar as lentes ou ajustar a armação no rosto diversas vezes ao longo do dia.

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de 35 milhões de brasileiros apresentando algum problema na visão, segundo o IBGE, o uso de óculos é realidade para quase 19% da população. E quem usa o acessório, principalmente o de grau, sabe que é quase impossível não tocar na peça para limpar as lentes ou ajustar a armação no rosto diversas vezes ao longo do dia.

Mas, em tempos de coronavírus (COVID-19), é preciso redobrar a atenção ao utilizar óculos. "É importante estar alerta sempre, não só agora ou até a pandemia passar. Como qualquer outro objeto, o item pode ser um meio de contaminação e devemos ter a preocupação de tomar alguns cuidados", afirma Leonardo Queiroz, especialista.

Abaixo, o especialista explica o que fazer para que os óculos usados no dia a dia não facilitem a contaminação pelo coronavírus:

• Lave bem as mãos com água e sabão por 30 segundos ou use álcool 70% em gel antes e depois de tocar nos óculos. Como o potencial de contaminação do vírus é alto, encostar em qualquer parte do rosto sem higienizá-las é perigoso.

• Os óculos também devem ser limpos frequentemente com água e detergente neutro para repelir germes, bactérias e vírus. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação.

• Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, já que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas com o uso de álcool.

• Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que estes lenços não são esterilizantes.

• Lave as mãos novamente com água e sabão ou álcool 70% em gel após limpar os óculos corretamente.

• Higienize com álcool 70% em gel as cases dos óculos antes e depois de tocá-las.

• Coloque todas essas dicas em prática no dia a dia para maior cuidado com a saúde, principalmente a da sua visão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES