Óleo de coco: vilão ou mocinho?

Entenda como utilizar o produto para aproveitar todos os benefícios nutricionais

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Popularmente conhecido por ajudar em dietas com foco na perda de peso, o óleo de coco traz muitas vantagens para a saúde que vão além do emagrecimento. Regulação do intestino e sensação de saciedade são alguns dos benefícios para o organismo.

“Porém, apesar dos benefícios, é importante que o alimento seja consumido com cuidado e faça parte de uma alimentação balanceada. Além disso, o óleo de coco extravirgem é o mais recomendado para a ingestão por ser o tipo que mais conserva seus nutrientes”, alerta Jessica Santos, nutricionista.

Confira abaixo outras vantagens do óleo de coco para a saúde:

Fortalece a imunidade: o ácido láurico e cáprico presentes no alimento ajudam a regular o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. “Por isso, o óleo de coco pode ser um aliado contra gripes e resfriados”, explica.  

Regula o intestino: a boa gordura do óleo ajuda na digestão da comida e no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e fazendo com que o organismo absorva melhor os nutrientes.

Ajuda no emagrecimento: a especialista explica que na verdade o alimento é capaz de produzir uma sensação de saciedade no organismo, além de acelerar o metabolismo, fatores que podem auxiliar na perda de peso. Mas, é importante incluir o alimento em uma dieta balanceada e nutritiva, sempre sob orientação de um nutricionista se o objetivo for emagrecer.

Controle do colesterol: óleo de coco pode contribuir para o aumento do colesterol bom, chamado de HDL. “Porém, pessoas que já possuem o nível de colesterol alto devem evitar seu uso porque o alimento também é rico em gorduras saturadas, que em excesso e a longo prazo elevam as chances de desenvolver doenças cardiovasculares”, argumenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES