Ondas em praia dos EUA congelam devido ao frio intenso

O incrível fenômeno ocorreu em Nantucket, um condado norte-americano localizado em Massachusetts.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O frio que atingiu a costa leste dos Estados Unidos foi tão intenso que as ondas das praias congelaram. O incrível fenômeno ocorreu em Nantucket, um condado norte-americano localizado em Massachusetts. O fotográfo e surfista Jonathan Nimerfroh - que é fascinado em registrar imagens do oceano - declarou para o Live Science que as ondas além de lindíssimas, apesar de mais "pesadas", ainda podiam ser surfadas. Nimerfroh disse que, diante de temperaturas tão baixas, já esperava que o fenômeno ocorresse na costa norta-americana.

Na manhã do dia 02 de janeiro, ele foi até a praia de Nobadeer acompanhado por dois amigos e, juntos presenciaram o que seriam as ondas slurpee, como são popularmente conhecidas (ou ondas de sorvete). Enquanto seus amigos surfavam nas ondas de gelo, quase completamente envolvidos pelas suas roupas de neoprene, o fotográfo capturava a paisagem espetacular.

Reprodução/Jonathan Nimerfroh 

Segundo ele, a água salgada congela somente a -2º Celsius e o mar de Nantucket estava a -11º Celsius naquele momento. Em uma matéria publicada no site Smithsonian, o oceanógrafo Carin Ashjian, do Intitituto de Oceanografia Woods Hole, afirmou que em temperaturas abaixo de zero, cristais de gelo já começam a se formar na água.

"As ondas slurpee são o tipo de coisa que você só tem a chance de ver uma vez na vida, então me considero muito sortudo por ter presenciado esse fenômeno duas vezes.", disse o fotográfo Nimerfroh, que teve o primeiro encontro com essas ondas em 2015. Cientistas contatados pelo The New York Times afirmaram que as ondas congeladas são uma ocorrência bem rara. A glacionista Erin Pettit , da Universidade Fairbanks do Alasca, alegou ao Times que nunca viu tais ondas, já que a água tumultuosa geralmente parte o gelo.

Reprodução/Jonathan Nimerfroh 

Além de ser um fenômeno difícil de acontecer, as ondas slurpee vão embora rapidamente. A queda de temperatura, que propiciou o congelamento do mar na praia de Nobadeer, foi causado por um evento meteorológico formado na costa atântica dos Estados Unidos nos últimos dias, que tem provocado nevascas e temperaturas congelantes.

Veja:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES