Os perigos da automedicação para a saúde

Especialista alerta sobre os riscos de tomar remédios por contra própria

| Marcello Casal Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca sentiu uma dor ou incomodo e tomou um remédio sem prescrição médica? Ou que pediu um comprimido de um parente ou amigo porque está com os sintomas parecidos com o dele? A prática acontece com frequência, mas é preciso tomar muito cuidado com o uso de medicamentos sem orientação médica ou de um farmacêutico, pois a prática pode ser muito perigosa para saúde.

“A automedicação deve ser analisada sob duas perspectivas. A primeira envolve a autonomia do paciente em reconhecer uma condição de saúde que lhe cause incômodo, como por exemplo, uma dor de cabeça e azia, para que a partir disso possa escolher um tratamento para uma condição que podemos considerar como autolimitada”, explica o farmacêutico Diego Medeiros, coordenador e professor do núcleo de pós-graduação da Faculdade IDE.

“Por outro lado, esse próprio reconhecimento leva a uma utilização de medicamentos que por muitas vezes não são observadas questões referentes à dosagem e duração do tratamento, bem como situações inerentes ao armazenamento e a administração do produto farmacêutico”, alerta o docente sobre os riscos da prática mesmo tendo ciência do seu problema.

A automedicação pode agravar um estado clinico simples e trazer graves consequências. “Um claro exemplo é a utilização prolongada de algum medicamento para combater um sintoma, como uma dor de cabeça. Essa dor de cabeça pode ser um sinal que o corpo está emitindo de que algo não está bem e que precisa de uma análise mais detalhada, preferencialmente avaliada por um médico para diagnosticar a causa. Se o paciente fizer uso constante de um analgésico, estará melhorando a dor no momento, mas sob o risco de estar mascarando a causa”, atenta o especialista.

“Os medicamentos podem provocar eventos adversos que em muitos casos são indesejáveis e a utilização crônica de alguns fármacos por conta própria podem desenvolver situações clínicas que poderiam ter sido evitáveis. A utilização crônica de fármacos para combater ou prevenir dores no estômago, como o omeprazol, se utilizados por muito tempo podem levar o paciente a desenvolver anemia pela diminuição da absorção de ferro proveniente da alimentação”, exemplifica.  

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES