Ossos de 'gigante' do século III encontrados choca arqueólogos; foto

Estudiosos ficaram abismados após a descoberta de um esqueleto que pertenceria a uma pessoa com gigantismo.

Ossos de 'gigante' do século III encontrados choca arqueólogos; fotos | AP Photo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores encontraram os restos de um homem que seria classificado como gigante quando viveu no século III d.C., segundo reportagem do tabloide Express. A descoberta aconteceu próximo de Roma, na Itália. 

A grande raridade do achado se deve ao fato de, atualmente, o gigantismo ser encontrado só em três pessoas a cada milhão de habitantes. A condição começa na infância, quando uma disfunção da glândula pituitária causa crescimento anormal. Trata-se do primeiro caso, no Império Romano, que se acredita claramente apresentar essa perturbação, afirma Simona Minozzi, paleontologista da Universidade de Pisa (Itália).

O esqueleto de 1,8 metro, em uma época em que a média de altura nos homens era 1,5 metro, havia sido encontrado em 1991 em uma escavação na necrópole de Fidenae, um território indiretamente administrado por Roma.

Porém, foi somente após a constatação do tamanho anormal do esqueleto que os ossos foram enviados para análise por uma equipe liderada por Minozzi, que constatou o gigantismo em um estudo publicado pelo Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

A razão da morte do homem, que tinha entre 16 e 20 anos, permanece desconhecida, mas podia ter estado conectada com problemas relacionados ao gigantismo, como doenças cardiovasculares ou problemas respiratórios, explica Minozzi. Portanto, a arqueóloga considera que este homem tenha atraído atenção e interesse com sua altura incomum na época.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES