Osteoporose cresce e compromete a saúde dos dentes

A doença é considerada um pesadelo para mulheres que já passaram pela menopausa

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A osteoporose é uma doença silenciosa, avança lentamente, está associada ao envelhecimento, afeta o corpo de maneira progressiva, assintomática e, em especial, a parte óssea sistêmica. As taxas de morbidade e mortalidade aumentam todos os dias e é considerada pela Organização Mundial da Saúde um problema mundial. Informações recentes do estudo The burden of osteoporosis in four Latin American countries - O peso da osteoporose em quatro países da América Latina (Brasil,Colombia, México e Argentina-  relatam que a doença atinge 200 milhões de pessoas, sendo 10 milhões só no Brasil. A pesquisa foi publicada no renomado veículo científico Journal Of Medical Economics.

A doença é considerada um pesadelo para mulheres que já passaram pela menopausa. Uma em cada três mulheres têm a doença após os 50 anos. Nos homens com a mesma idade, a cada cinco um é afetado. 

A osteoporose também alcança a saúde bucal, com grandes riscos para a mandíbula e o maxilar. Alguns problemas dentários estão relacionados a baixa densidade óssea e apresentam maiores riscos, entre eles, a retração gengival e a gengiva em destaque. A doença em grau mais severo compromete a fixação dos dentes e pode ocasionar perda ou soltura, além de prejudicar o ajuste de próteses ou implantes. O enfraquecimento dos dentes é causado pela perda óssea compromete a boca podendo causar doenças periodontais (cáries, gengiva inchada, sangramentos, mau hálito e infecções).

“Em caso de perda dos dentes, o dentista escolhe a melhor opção de tratamento que pode ser enxerto ósseo, com o osso do próprio paciente ou com materiais biológicos compatíveis”, esclarece a doutora Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

A prevenção é fundamental para melhorar o quadro de qualquer doença. Numa simples visita ao dentista é possível a detecção precoce da osteoporose. Exames de rotina com análise radiográfica facilitam o diagnóstico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES