Paciente morre após erro de robô durante cirurgia cardíaca

Na cirurgia, o septo interatrial foi perfurado acidentalmente.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma cirurgia cardíaca realizada no Freeman Hospital, em Newcastle, na Inglaterra terminou em morte por causa de um erro cometido por um robô.

A operação foi realizada em 2015, mas só agora o caso está sendo investigado pelo Sistema Público de Saúde (NHS) e pela polícia. Stephen Pettitt, de 69 anos, sofreu falência múltipla dos órgãos após fracassado procedimento para substitução da válvula mitral.

No meio da cirurgia, o septo interatrial (parede muscular da porção superior do coração) foi perfurado acidentalmente, provocando hemorragia. Cirurgiões tiveram que abrir o tórax do paciente de emergência, mas não obtiveram êxito.

Sukumaran Nair, chefe da equipe admitiu que deveria ter feito mais testes com o robô antes de utilizá-lo em uma cirurgia tão delicada, de acordo com reportagem do "Telegraph". Os sistema robotizado conhecido como Da Vinci foi desenvolvido para participar de cirurgias de precisão, menos invasivas, proporcionando segurança e recuperação mais rápida no pós-operatório.

Paul Renforth, coordenador de robótica do Freeman Hospital, que estava presente na cirurgia, comentou que o "clima estava bastante tenso" durante o procedimento.

O NHS tem 60 robôs que participam de diversos tipos de cirurgia. O resultado é considerado satisfatório.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES