Países onde mais mulheres estão no governo têm menos corrupção

Estudo sugere que políticas formuladas por mulheres geram impacto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma análise feita pelo ‘Journal of Economic Behavior & Organization’ concluiu que a corrupção é menor onde mais mulheres estão participando do governo. O estudo foi feito entre mais de 125 países, incluindo o Brasil.

A pesquisa feita pelos pesquisadores Chandan Jha e Sudipta Sarangi revelou ainda que a representação das mulheres na política também é importante. Na política local da Europa, por exemplo, a probabilidade de suborno é menor nas regiões com maior representação de mulheres.

"Esta pesquisa ressalta a importância do empoderamento das mulheres, sua presença em cargos de liderança e sua representação no governo", disse Sarangi, professor de economia e chefe de departamento da Virginia Tech, nos EUA.  "Isso é especialmente importante porque as mulheres continuam sub-representadas na política. Na maioria dos países, incluindo os Estados Unidos ".

A pesquisa de Jha e Sarangi é o estudo mais abrangente sobre esse tópico e examina as implicações da presença de mulheres em outras ocupações, incluindo a participação de mulheres na força de trabalho, cargos administrativos e cargos de tomada de decisão, como os CEOs.

O estudo concluiu que é na formulação de novas políticas que as mulheres podem ter um impacto sobre a corrupção."Isso pode dever-se ao fato de que mulheres formuladoras de políticas tendem a favorecer políticas que melhoram coisas como a provisão de bens públicos, saúde, educação e bem-estar infantil". Ou seja, esses resultados não significam necessariamente que as mulheres sejam inerentemente menos corruptas que os homens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES