Paixão para uns e ódio para outros: conheça as curiosidades do pequi - Consumir com cuidado

O que é pequi? Paixão para uns e ódio para outros, assim é o poder desse fruto do cerrado brasileiro muito usado e apreciado na culinnária. - Consumir com cuidado

Slide 7 de 7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Consumir com cuidado

O fruto do pequi possui duas partes que podem ser consumidas, a polpa amarela e macia que envolve seu caroço e a castanha que está dentro dele.

Porém, como mencionado anteriormente, o pequi deve ser consumido de forma cuidadosa, de preferência com as mãos, raspando levemente a polpa amarelada com os dentes. Mas, devido aos seus espinhos, nunca se deve morder o fruto do pequi.

Quanto à castanha dentro do caroço do pequi, ela deve ser consumida somente após o caroço secar por uns dois dias e ser torrado. Só assim se terá acesso à castanha, mas, apesar de ter propriedades benéficas para a saúde, não é tão usada na culinária.

Já a polpa, cozida, é bastante usada na preparação de pratos salgados. Por exemplo, pequi no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes e no leite. Além de ser muito usado no preparo de doces, sorvetes, azeite e licores.

Mas, não é só na culinária que o ouro do cerrado é usado, ele também pode ser encontrado na fabricação de produtos cosméticos.

Pois, o óleo do pequi possui alto poder de hidratação, que adicionado na produção de cremes e shampoos, promove hidratação e principalmente, facilidade em modelar cabelos cacheados, de forma natural. Portanto, o pequi ajuda a manter a pele hidratada e os cabelos bem definidos.

Foto: Piripiri 40 graus



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES