Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Paixão para uns e ódio para outros: conheça as curiosidades do pequi

O que é pequi? Paixão para uns e ódio para outros, assim é o poder desse fruto do cerrado brasileiro muito usado e apreciado na culinnária.

Slide 7 de 7
Compartilhe

Consumir com cuidado

O fruto do pequi possui duas partes que podem ser consumidas, a polpa amarela e macia que envolve seu caroço e a castanha que está dentro dele.

Porém, como mencionado anteriormente, o pequi deve ser consumido de forma cuidadosa, de preferência com as mãos, raspando levemente a polpa amarelada com os dentes. Mas, devido aos seus espinhos, nunca se deve morder o fruto do pequi.

Quanto à castanha dentro do caroço do pequi, ela deve ser consumida somente após o caroço secar por uns dois dias e ser torrado. Só assim se terá acesso à castanha, mas, apesar de ter propriedades benéficas para a saúde, não é tão usada na culinária.

Já a polpa, cozida, é bastante usada na preparação de pratos salgados. Por exemplo, pequi no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes e no leite. Além de ser muito usado no preparo de doces, sorvetes, azeite e licores.

Mas, não é só na culinária que o ouro do cerrado é usado, ele também pode ser encontrado na fabricação de produtos cosméticos.

Pois, o óleo do pequi possui alto poder de hidratação, que adicionado na produção de cremes e shampoos, promove hidratação e principalmente, facilidade em modelar cabelos cacheados, de forma natural. Portanto, o pequi ajuda a manter a pele hidratada e os cabelos bem definidos.

Foto: Piripiri 40 graus

Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar