Consumir com cuidado
O fruto do pequi possui duas partes que podem ser consumidas, a polpa amarela e macia que envolve seu caroço e a castanha que está dentro dele.
Porém, como mencionado anteriormente, o pequi deve ser consumido de forma cuidadosa, de preferência com as mãos, raspando levemente a polpa amarelada com os dentes. Mas, devido aos seus espinhos, nunca se deve morder o fruto do pequi.
Quanto à castanha dentro do caroço do pequi, ela deve ser consumida somente após o caroço secar por uns dois dias e ser torrado. Só assim se terá acesso à castanha, mas, apesar de ter propriedades benéficas para a saúde, não é tão usada na culinária.
Já a polpa, cozida, é bastante usada na preparação de pratos salgados. Por exemplo, pequi no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes e no leite. Além de ser muito usado no preparo de doces, sorvetes, azeite e licores.
Mas, não é só na culinária que o ouro do cerrado é usado, ele também pode ser encontrado na fabricação de produtos cosméticos.
Pois, o óleo do pequi possui alto poder de hidratação, que adicionado na produção de cremes e shampoos, promove hidratação e principalmente, facilidade em modelar cabelos cacheados, de forma natural. Portanto, o pequi ajuda a manter a pele hidratada e os cabelos bem definidos.
Foto: Piripiri 40 graus