Palito de dente: você sabe quais os prejuízos que ele pode causar?

Eles são utilizados por muitas pessoas como alternativa para tirar aquela sujeirinha dos dentes

Uso de palito de dentes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presente em todas as mesas de restaurantes, os palitos de madeira, conhecidos popularmente como palitos de dente, são utilizados por muitas pessoas como alternativa para tirar aquela sujeirinha dos dentes, após as refeições. Porém o que muitos não sabem é que essa prática é considerada por vários especialistas, um erro gravíssimo.

Evite usar palito de dentes 

Além de não alcançar as paredes interproximais dos dentes e não remover todos os fragmentos de alimentos que ficam acumulados, os palitos de madeira podem machucar a gengiva, causando lesões e até mesmo a retração.

Para a surpresa de muitos, eles não são substitutos do fio dental, podendo prejudicar mais do que auxiliar na hora da higiene. Isso, porque os palitos de dente podem machucar as gengivas e remover restaurações, além de danificar os dentes. 

Por esse motivo, essa opção é contraindicada pelos dentistas, já que eles não alcançam a região interdental e não removem a placa bacteriana, proporcionando uma falsa sensação de limpeza.

Sendo assim, é muito importante se informar, para não passar maus hábitos à família sem ter consciência disso. 

Palito de dente: saiba quais prejuízos ele pode causar 

Quais são os prejuízos que o palito de dente pode causar?

O uso incorreto do palito de dente pode provocar diversos danos à saúde bucal. Confira, a seguir, quais são.

1. Gera a retração da gengiva

A gengiva é uma das principais prejudicadas pelo palito de dente, especialmente quando ele é usado com frequência. Isso, porque pressionar a área de maneira intensa provoca esfolamento e, consequentemente, retração gengival. Logo, ao usá-lo frequentemente, saiba que a sua saúde bucal pode estar em jogo.

2. Pode levar a uma retração óssea

A maioria das pessoas usa os palitos sem cuidado, empurrando-os com força entre os espaços dos dentes para retirar melhor o alimento acumulado. Entretanto, o movimento faz com que os dentes se afastem ligeiramente, principalmente se feito diversas vezes ao dia.

Esse ato funciona como um aparelho dentário que empurra os dentes constantemente, mas na direção contrária. Isso pode predispor uma retração óssea e gengival. Com o passar do tempo, o esmalte dentário também é prejudicado, abrindo mais uma porta para as bactérias que provocam cáries e mau hálito.

3. Retira a camada protetora dos dentes

Por ser um objeto duro e pontudo e que é usado com força contra os dentes, os palitos podem provocar uma erosão do esmalte dentário, que é a camada mais externa e que auxilia na proteção do dente contra cáries e bactérias. Embora essa erosão seja reduzida, quando usado com muita frequência, o palito causa falhas no esmalte, que aumentam com o tempo e permitem a entrada de micro-organismos.

4. Machuca e expõe a gengiva

Os riscos em optar pelo palito se relacionam com a maneira que ele é usado. O manuseio, geralmente, é feito com força, para que a sujeira seja retirada, e, quase sempre, sem o auxílio de um espelho, o que torna o costume ainda pior.

Dependendo do tipo de resíduo que a pessoa queira retirar, sem visualizar onde está, é possível que a ponta do palito acabe machucando a gengiva durante o processo.

Essa ferida, além de causar desconforto e dor, é uma porta de entrada para bactérias. Logo, quanto maiores forem o número de feridas e a frequência com que surgem, maior é o risco de expor a gengiva e causar uma inflamação.

5. Não retira as sujeiras mais complicadas

É importante lembrar que, apesar de retirar a sujeira aparentemente, os palitos não são capazes de remover todos os alimentos presos. Logo, utilizá-los com frequência proporciona apenas a sensação de limpeza. Na verdade, a sujeira pode ficar presa entre a gengiva.

Por isso, é fundamental abolir esse hábito e reforçar a limpeza com escovação adequada e fio dental, que consegue passar com bastante facilidade pelos espaços entre os dentes.

6. Estimula o crescimento de bactérias

Relacionado a essa falsa sensação de que o palito ajuda na limpeza do dente e remove as bactérias, destacamos o fato de que objeto empurra parte da sujeira para dentro da gengiva. Isso faz com que se torne mais difícil eliminar os alimentos ao utilizar a escova, causando o acúmulo de placa bacteriana e, por consequência, o aparecimento de cáries.

7. Causa a queda dos dentes

Em indivíduos que têm a gengiva retraída, os dentes podem ficar mais visíveis na base, podendo, inclusive, expor a raiz. Quando isso ocorre, é fácil chegar com o palito nessa área do dente, que é mais frágil, podendo quebrar ou sofrer pequenas fraturas em decorrência da ação do palito.

Quando se afeta a raiz, os dentes ficam menos estáveis. Então, além da dor, também existe o risco de eles caírem, já que não se encontram bem presos na gengiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES