“Pantera negra” é fotografada pela primeira vez em 100 anos

Pesquisadores dos Zoológico de San Diego fizeram o registro no Quênia. Onça-pintada negra é rara.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas do Zoológico de San Diego, nos EUA, anunciaram que conseguiram filmar e fotografar um grupo de onças-pintadas negras, conhecidas comumente como panteras negras, após quase 100 anos. Os pesquisadores monitoraram a região de Laikipia no Quênia durante meses até conseguir o registro.

Foto publicada no perfil do San Diego Zoo no Facebook (Reprodução)

"Ouvimos relatos de onças negras morando aqui no Quênia, mas imagens ou imagens de alta qualidade para apoiar essas observações sempre estiveram ausentes", disse Nicholas Pilfold, cientista do Zoológico de San Diego. "Isso é o que fornecemos aqui com nossas câmeras e agora podemos confirmar o que há muito se suspeita sobre onças negras que vivem no condado de Laikipia".

O registro foi publicado na revista científica "African Journal of Ecology".

Melanismo

Onças africanas têm a maior variedade de qualquer subespécie de onças, mas as observações do melanismo são raras. O melanismo é uma ocorrência de mutação genética em que o pelo parece completamente preto durante o dia, mas imagens infravermelhas revelam os icônicos padrões das rosetas noturnas do leopardo.

Tom escuro na pelagem é devido ao melanismo( Reprodução-Will Burrard-Lucas/San Diego Zoo )

"Eu cresci em Koija e os anciãos da minha comunidade me contaram sobre onças negras sendo comuns no planalto de Laikipia", disse Ambrose Letoluai, assistente de pesquisa do programa de conservação das onças. "É emocionante ver onças negras em nossas câmeras - e mais pesquisas sobre seu melanismo são necessárias, para que possamos entender por que elas ocorrem aqui".

Observações anteriores sugerem que o melanismo é mais provável de aparecer entre as onças que vivem em habitats densamente florestados. Nessas áreas, a floresta espessa e a sombra adicional proporcionam um fundo mais escuro para a camuflagem dos leopardos. No entanto, a recente observação de onças negras no ambiente árido do condado de Laikipia apresenta novas questões sobre o significado adaptativo dessa característica. O avistamento também destaca a importância de desenvolver um programa de conservação que efetivamente proteja as espécies na área.

Os cientistas monitoram a região na intenção de contabilizar quantos indivíduos da espécie vivem no local. As onças africanas estão na lista de animais com risco de extinção.

Segundo à rede americana "CNN", Will Burrard-Lucas- responsável pelas imagens feitas da onça negra- disse ter realizado um sonho.

"Para mim, nenhum animal está envolto em mais mistério, nenhum animal mais evasivo e nenhum animal mais bonito. Por muitos anos, eles permaneceram como o material dos sonhos e das histórias improvisadas contadas ao redor da fogueira à noite. Ninguém que eu conheço já viu um na natureza e eu nunca pensei que eu também iria".

Burrard-Lucas disse que filmou as imagens usando uma câmera que foca em fotografias e imagens da vida selvagem. As câmeras foram colocadas perto de trilhas de animais e fontes de água, como piscinas e nascentes naturais. Elas eram deixadas 24 horas por dia na maioria dos lugares, mas só eram ligadas à noite em locais públicos, de acordo com o African Journal of Ecology.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES