Pé de mamão brasileiro entra para o Guinness como o maior do mundo

A árvore apresenta mais de 14 metros de altura e foi verificada pelo Guinness World Records

Pé de mamão brasileiro entra para o Guinness como o maior do mundo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma árvore localizada na cidade de Cafelândia, no interior do Paraná, é a nova detentora do título de “maior pé de mamão do mundo”. Em setembro de 2021, uma equipe do Guinness World Records visitou a fazenda onde está plantada e verificou que a planta tem 14,55 metros de altura, superando, assim, o tamanho de outro mamoeiro de Jhantu Paul, na Índia, que recebia a qualificação. As informações são do Globo Rural.

O mamão (Carica papaya) é típico de regiões tropicais e subtropicais. O seu pé apresenta um caule alto (de, em média, 3 a 8 metros) e grandes folhas, que crescem em espiral ao redor do tronco. No Brasil, o seu gosto doce é muito apreciado e sua produção é extensa. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o país é o segundo produtor mundial da fruta, cerca de 1.517.696 toneladas por ano, o que também o coloca entre os principais exportadores, escoando principalmente para o mercado europeu. 

O mamão amadurece em 4 a 6 semanas após a abertura da flor do mamoeiro. A partir desse momento, a colheita pode ser feita (Foto: Divulgação/Guinness World Records) 

A recordista está nas terras de Tarcísio Foltz que, com a ajuda de Gilberto Franz e um drone, mediu a árvore pela primeira vez. Até a verificação oficial pelo Guinness, porém, dificuldades foram enfrentadas. Segundo os agricultores, durante esse meio-tempo, a região enfrentou geadas, que causaram a perda de folhas e frutos no mamoeiro. Uma das regras para obter o título é que a árvore precisa estar viva e saudável. Demorou quase quatro meses, mas a árvore conseguiu se recuperar. 

A dupla afirma que o registro é “uma honra muito grande”. “Estou muito feliz e tenho muito orgulho de ser um recordista reconhecido pela instituição mais importante no assunto em todo o mundo”, disse Gilberto ao Guinness. Eles também acreditam que o feito é uma forma de divulgar o nome de Cafelândia pelo mundo e fazer com que os habitantes da cidade sintam gratidão e orgulho de suas raízes.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES