Pedra de Santo Antônio promete casamento para quem passar por fenda

No dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio e Dia dos Namorados, turistas costumam visitar a pedra que fica em Fagundes, na Paraíba, para pedir ao santo um casamento.

Pedra de Santo Antonio | Divulgação/Prefeitura Municipal de Fagundes, PB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No pequeno município de Fagundes, Agreste da Paraíba, próximo a Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo, várias pessoas se aventuram e passam pela fenda de uma pedra em busca de um casamento. Em 13 de junho, dia de Santo Antônio, a tradição se une à fé, e a Pedra de Santo Antônio recebe ainda mais turistas.

A Pedra de Santo Antônio fica na zona rural de Fagundes, município localizado a cerca de 20 km de Campina Grande. A lenda centenária diz que um Santo Antônio foi encontrado dentro da fenda da pedra, no século 19, e por isso, quem passa por lá se casa.

Muitas pessoas devotas de Santo Antônio costumam ir até o local, onde também existe uma capela com o santo. Fitas com vários pedidos - a maioria deles, para conseguir um relacionamento - são amarradas na escultura sagrada.

Pedra de Santo Antônio fica na zona rural de Fagundes. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Fagundes, PB )

Nos dias 12 de junho, Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio, a movimentação no lugar é ainda maior. Uma festa em celebração ao santo, com forró, animação e fé marcam a ocasião.

Neste domingo (12), não foi diferente. Turistas que vieram conhecer os festejos juninos de Campina Grande também colocaram Fagundes na rota cultural e visitaram a pedra. Segundo a prefeitura, a movimentação foi intensa.

Casado há muitos anos, o idoso costuma visitar o local para agradecer pela esposa. Depois de dois anos sem poder visitar a pedra, em virtude da pandemia da Covid-19, ele celebrou o retorno.

Leia Mais

Pela lenda, quem passar por fenda de pedra consegue casamento. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Fagundes, PB)

Hoje (13), dia de Santo Antônio, as visitas continuam intensas. Seu Antônio, que leva no nome a devoção de sua mãe ao ‘santo casamenteiro’, fez questão de ir até o local agradecer pela vida.

Casado há muitos anos, o idoso costuma visitar o local para agradecer pela esposa. Depois de dois anos sem poder visitar a pedra, em virtude da pandemia da Covid-19, ele celebrou o retorno.

“A minha mãe tinha muita devoção por Santo Antônio, colocou meu nome e eu venho sempre aqui. Vim pra agradecer a ele, meu protetor… A gente costuma pedir muito, mas agradecer nunca é demais”, relatou seu Antônio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES