Peixe assustador aparece em praia e causa espanto

O animal possui dentes que são como “cacos de vidro pontiagudos” e é capaz de engolir presas do tamanho do seu próprio corpo

peixe assustador | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viralizou na internet a imagem assustadora de um peixe nas areias de uma praia da Califórnia, nos Estados Unidos. Internautas comentaram sobre sua semelhança com um dos personagens da animação Procurando Nemo.

O animal apareceu no Parque Estadual Crystal Cove, em Newport Beach. A administração do local informou que trata-se de uma fêmea da espécie peixe-futebol do Pacífico. O animal possui dentes que são como “cacos de vidro pontiagudos” e é capaz de engolir presas do tamanho do seu próprio corpo, diz a instituição.

Peixe assustador apareceu em praia da Califórnia (Foto: Facebook/DaveysLockerSportfishing)

A “criatura” foi achada na praia pelo banhista Ben Eslef na sexta-feira (7), durante uma caminhada pela região, conhecida pela bela vista panorâmica. Ele pegou o celular e fotografou o animal, sendo o responsável por uma das imagens que mais fez sucesso nas redes sociais.

Não se sabe como o peixe assustador foi parar na areia, pois esta é uma espécie que vive a mais de 900 metros de profundidade no oceano. Os pesquisadores da área afirmam ser ainda mais raro encontrar um exemplar chegando à superfície intacto, como é o caso desta fêmea.

Atraindo as presas na escuridão

Também conhecido como “diabo-marinho”, este peixe pertence à ordem dos Lophiiformes. As fêmeas se diferenciam por apresentar uma barbatana dorsal longa na cabeça, que se estende à frente da boca e traz pontas bioluminescentes, como se fossem pequenas lâmpadas brilhando na escuridão.

Esta estrutura com as pontas brilhantes é usada para atrair as presas desavisadas na região profunda do mar onde ela vive, facilitando a captura. Outra curiosidade sobre as fêmeas é que elas são bem maiores que os machos, chegando a medir até 60 cm de comprimento, contra apenas 3 cm deles.

Conforme os especialistas, os machos se agarram às fêmeas com seus dentes e se tornam “parasitas sexuais”, tendo a única função de auxiliá-las na reprodução até o fim da sua vida.

A espécie encontrada em Newport Beach, que tem 45 cm de comprimento, agora está sob os cuidados do Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia. Ela deve ser levada para um museu ou instituição de ensino da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES