Peixe bizarro tem “superpoder anticongelante”

Animais vivem em áreas congelantes dos mares antárticos

Peixe tem poder anticongelante | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como peixes de mares congelantes suportam temperaturas tão baixas? Esse questionamento pode ser respondido quando pensamos nos superpoderes que algumas espécies de peixe têm. Isso mesmo, um superpoder descongelante. Não confunda esses animais com novos modelos de refrigeradores com degelo automático, na verdade a fisiologia deles que é capaz de suportar temperaturas tão agressivas sem o menor problema.

Peixe com poder anticongelante. Crédito: Divulgação.

Cinetistas chegaram a uma conclusão interessante em relação a determinadas espécies. Com isso eles descobriram os artifício da espécie Chaenocephalus aceratus para sobreviver as temperaturas negativas. Para sobreviver a esse extremo a espécie passou por uma série de adaptações, inclusive no seu DNA. 

Eles analisaram o genoma do peixe. O animal não possui hemácias funcionais, seu coração é maior e seu sistema vascular é melhorado. Além disso, o principal diferencial é a produção de uma substância que reduz a temperatura de congelamento. Os antecessores da espécie precisaram produzir adaptações para sobreviver ao frio. Isso ocorreu há cerca de 14 milhões de anos atrás, quando as águas da Antártica chegaram aos 1,9 graus negativos.

Ainda de acordo com a análise dos cientistas, alguns genes foram deletados da espécie. Os genes conhecidos como reguladores circadianos, que estão relacionados à duração do dia, foram excluídos. Isso porque durante o verão, o sol nunca se põe e durante o inverno, o sol nem sequer nasce.

As descobertas sobre o peixe mostram o pouco de como cada espécie pode evoluir e se adaptar para sobreviver a ambientes tão extremos. Apesar de parecerem simples descobertas, o genoma e a evolução do genoma antigo até o atual, mostram características evolutivas, ecológicas e metabólicas dos peixes. Não apenas o peixe-gelo, mas também daqueles que vivem no mesmo ambiente extremo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES