Peixe gigante raríssimo de mais de 3 metros é achado em praia de SP

Agulhão-negro foi localizado em praia de Itanhaém (SP) e recolhido por pesquisadores do Instituto Biopesca.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um agulhão-negro de nada menos que 3,6 metros de comprimento e 202 kg foi achado, infelizmente, já sem vida na faixa de areia de Itanhaém, no litoral paulista. O peixe, cujo aparecimento na costa é considerado raro por especialistas, foi recolhido e submetido à análise para determinar as causas da morte. As informações são da G1.

O instituto informou que o professor e biólogo Teodoro Vaske Junior, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), considerou "rara" a ocorrência. Ainda de conforme ele, trata-se do primeiro animal da espécie encontrado encalhado em uma praia da região.

O peixe foi localizado durante o monitoramento feito em praias do litoral sul por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Uma vez encontrado já sem vida, o peixe foi recolhido e levado à Unidade de Estabilização do Instituto Biopesca, em Praia Grande.

Juarez Cabral/Instituto Biopesca

“É uma espécie oceânica de águas quentes, e que tem um bico mais curto do que as demais espécies de agulhões”, explicou ao instituto. O agulhão-negro alimenta-se de outros peixes e lulas e pode passar dos 600 kg. Ainda não se pode definir o que o fez chegar à praia.

Junto com equipes de biólogos do instituto, o animal foi avaliado e teve amostrar recolhidas, que serão analisadas para identificar a causa da morte. De acordo com o biólogo Márcio Ohkawara, do Biopesca, nestes casos, é preciso cautela e evitar o consumo de peixes encontrados neste estado. “Assim como a maioria dos peixes oceânicos, ele também está no radar de pesca predatória, e oferece riscos a quem o consome, principalmente em caso de encalhe, já que não se pode saber o que levou o animal à morte”.

Fotos:

Juarez Cabral/Instituto Biopesca

Juarez Cabral/Instituto Biopesca

Juarez Cabral/Instituto Biopesca




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES