Peixe invasor em Noronha está se reproduzindo, aponta recente estudo

O estudo foi realizado pelo Projeto Conservação Recifal (PCR), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

peixe | Wikimedia Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os primeiros estudos feitos sobre os peixes-leão, espécie invasora e venenosa encontrada em Fernando de Noronha, foram divulgados na segunda-feira (24). Os pesquisadores observaram de perto 24 espécimes e constataram que eles estão se alimentando de outros peixes nativos da ilha, além de estarem entrando em fase reprodutiva neste momento.

O estudo foi realizado pelo Projeto Conservação Recifal (PCR), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Quem comandou a operação foi o biólogo marinho Pedro Pereira, diretor do PCR. A primeira vez que um peixe-leão foi capturado em Noronha aconteceu em 2020 e as capturas se intensificaram ainda mais no ano seguinte. 

Perigos do peixe-leão

Com nome científico Pterois volitans, o peixe-leão é uma espécie de peixe com espinhos venenosos que contêm uma toxina causadora de febre, vermelhidão e até mesmo convulsões quando entra em contato com os seres humanos. Por esse motivo, esses animais têm sido considerados um grande problema para Fernando de Noronha — local que atrai muitos turistas.

(Foto: Wikimedia Commons)

Além disso, o peixe-leão é um predador nato e tem o costume de consumir espécies endêmicas. Isso significa que muitas espécies que só ocorrem nessa região correm um sério risco de vida, provocando até mesmo um desequilíbrio ecológico. Desde que o primeiro espécime foi descoberto na ilha, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) tem enviado mergulhadores para realizar as capturas. Então, esses animais são enviados para a análise.

Em comunicado à imprensa, Carla Guaitanele, chefe do ICMBio em Noronha, comentou sobre a situação atual. "Até agora, foram registrados 50 avistamentos e 32 capturas. Desse total, 11 capturas foram feitas na Área de Proteção Ambiental e 20 na região do Parque Nacional Marinho", contabilizou. 

Resultado da análise

O primeiro estudo realizado sobre os peixes-leão foi feito em novembro de 2021, quando se identificou um peixe gênero apogon no estômago dos predadores. Esses peixes são considerados extremamente relevantes para a cadeia ecológica de Noronha e são peixes bastante comuns nos recifes de corais.

(Fonte: Wikimedia Commons)

Durante essa etapa, também foi possível analisar as gôndolas, a parte reprodutiva do peixe invasor. "Nós observamos que, na ilha, já tem macho e fêmea na idade reprodutora, o que é uma das piores constatações. Significa que eles já podem se reproduzir em Noronha", afirmou Pedro Pereira no comunicado oficial.

Segundo o pesquisador, acredita-se que essas criaturas tenham vindo de outros locais e cadeias montanhosas próximas a Fernando de Noronha. Os cientistas planejam realizar a análise do otólito, um osso existente na cabeça do peixe, que ajudará na identificação da idade dessas criaturas. 

Por fim, algumas amostras de peixe-leão foram enviadas para a Universidade Federal Fluminense (UFF) e para a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, os resultados desses outros estudos ainda não foram divulgados. A expectativa é que a obtenção de dados ajude as autoridades no controle da situação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES