“Pênis preguiçoso”? 4 sintomas da doença grave que os homens ignoram

Impotência sexual pode ser puramente psicológica, mas também pode ser sinal de doença cardiovascular.

| iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Creio que ainda se trata da típica mentalidade de 'machão'", diz o médico Barron Lerner, professor de medicina da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em entrevista à revista TIME. “Ou talvez seja negação. Talvez eles pensem que se negarem a existência do problema, este não exista".  Com informações do Notícias ao Minuto Pt.

“Chamo a isto 'fenómeno avestruz'”, afirma por sua vez o clínico Harver Simon, professor de medicina de Harvard, à mesma publicação. “Os homens têm regra geral uma tendência para enfiarem a cabeça na areia e esperar que quando emergirem tudo terá voltado ao normal. O que é uma péssima ideia".

iStock banco de imagens.

A lista de acordo com estes médicos é infinita, mas a revista TIME selecionou os quatro sintomas que os homens ignoram até que é tarde demais.

1. Dor no peito

Pode achar que esta seria a última coisa que o homem ignoraria, mas os especialistas em saúde masculina dizem que esta situação ocorre constantemente. 

“Eles pensam ‘estou apenas fora de forma’, ou ‘estou com uma indigestão’ ou 'estou sob muita pressão'”, afirma Joseph Scherger, professor de medicina da família da Universidade da Califórnia, também nos EUA. “É clássico para o homem fazer isso". 

Harver explica: “Digo aos meus estudantes de medicina que o sintoma mais comum de ataque cardíaco é a dor no peito e que o segundo sintoma mais comum é a negação!". 

2. Barriga

“Gordura abdominal é a pior gordura que pode ter”, diz o médico Harry Fisch, professor de urologia na Universidade de Columbia. “Uma barriga grande é sinal de que o homem tem baixos níveis de testosterona. E quando mais baixa a testosterona, maior o risco de diabetes e de doença coronária ou arterial". 

3. 'Pénis preguiçoso'

Impotência sexual pode ser puramente psicológica, mas também pode ser sinal de doença cardiovascular.

“O pénis é a vareta de nível da saúde corporal”, alerta Fisch.

Se as artérias que levam sangue para o pénis não estão a trabalhar bem o suprimento de sangue para o coração e cérebro também pode não estar a funcionar como deve.

Os nossos especialistas aconselham que os homens com disfunção erétil consultem um médico para mais do que apenas conseguir uma prescrição de Viagra.

4. Vontade permanente de urinar

Vontade muito frequente de urinar pode ser sinal de prostatite, ou inflamação na glândula próstata.

“Eu perguntaria ao paciente se se levanta durante a noite para urinar, e ele dirá: ‘Ah, sim, duas ou três vezes.’ Eu pergunto se isso o incomoda e ele diz que não. E é claro que eu responde-lhe que deveria", salienta Fisch. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES