Personagem de desenho infantil provoca polêmica na Dinamarca

Indicado para crianças entre 4 a 8 anos, John Dillermand recebeu inúmeras críticas pelo fato de ser centrado no órgão sexual do protagonista; confira a abertura!

John | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma grande polêmica surgiu na Dinamarca logo no início de 2021, quando, no dia 2 de janeiro, o canal aberto DRTV estreou a animação John Dillermand. Tudo estaria nos conformes se a animação não fosse indicada para crianças de 4 a 8 anos de idade.

O grande problema é que, apesar de ter sido pensado para crianças, o desenho trata de um homem com um pênis exageradamente comprido e incontrolável. Por esse motivo, muitos dinamarqueses acharam o programa um extremo absurdo.

John Dillermand (Foto: reprodução)

Para Christian Groes, professor e pesquisador de gêner(o na Universidade de Roskilde, que deu entrevista ao The Guardian, o desenho "está perpetuando a ideia padrão de uma sociedade patriarcal e normalizando a 'cultura do vestiário', que tem sido usada para desculpar muitos maus comportamentos dos homens. É para ser engraçado, por isso é visto como inofensivo. Mas não é. E estamos ensinando isso aos nossos filhos”.

Por outro lado, há também aqueles que defendem a animação, como a psicóloga Erla Heinesen Højsted. Para a profissional, John Dillermand é inofensivo, já que "as crianças acham genitais engraçadas".

Para a especialista, "o programa mostra um homem impulsivo, que nem sempre está no controle, que comete erros, assim como crianças". A diferença, nesse sentido, é que "Dillermand sempre corrige as coisas. Ele assume a responsabilidade dos próprios atos".

De qualquer forma, o desenho já causa alvoroço logo no nome. Isso poeque, em dinamarquês, o termo "diller" é uma gíria para "pênis". Dessa forma, em tradução literal, o nome do polêmico desenho em português é "John Homem-pênis".

Na abertura, o homem de roupas de banho listradas realiza uma série de ações bizarras com seu órgão sexual, como segurar balões ou levar seu cachorro para passear.

Confira a abertura:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES