Personal tem mal súbito e morre em treino; como evitar problema?

Renan Bergamaschi mantinha uma rotina saudável: praticava exercícios regularmente e se alimentava bem.

| Reprodução Pixabay.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O profissional de educação física Renan Bergamaschi, 23, morreu enquanto corria na academia, em Linhares (ES). Ele começou a se sentir mal pouco tempo depois de iniciar o treino na esteira e caiu do equipamento. O personal trainer chegou a ser levado para o hospital, mas faleceu durante o atendimento médico. Com informações do Uol.

Segundo familiares, a necropsia apontou como mal súbito a causa do falecimento do jovem --problema que também levou à morte seu avô, anos atrás. O problema sofrido por Renan surpreendeu a todos, já que ele sempre praticou atividades físicas, especialmente corrida, tinha uma boa alimentação e fazia exames médicos regularmente.

Renan Bergamaschi mantinha uma rotina saudável: praticava exercícios. Foto: Reprodução Instagram

Por que os casos de morte súbita estão aumentando entre os jovens?

De acordo com Guilherme Sangirardi, cardiologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na população em geral a morte súbita está muito relacionada à doença coronária, na qual há acúmulo de placas nas artérias, limitando o fluxo de sangue para o coração. No entanto, quando falamos de jovens com menos de 35 anos que praticam exercício, esse quadro muda e a doença mais responsável pela morte súbita se torna a cardiomiopatia hipertrófica.

No Brasil, estima-se que 320 mil pessoas sejam vítimas de morte súbita ao ano. O modelo mineiro Tales Cotta, de 26 anos, desmaiou na passarela, durante desfile da marca Ocksa na São Paulo Fashion Week. O modelo foi socorrido por bombeiros e levado ao pronto-socorro, mas não resistiu. 

Modelo mineiro Talles Costa tinha apenas 26 anos. Foto/Reprodução Instagram.

Nessa condição, os músculos cardíacos se tornam espessos e bem maiores do que o normal, dificultando o bombeamento do sangue pelo coração. O esforço físico é um gatilho e pode desencadear arritmias potencialmente fatais. O problema, no entanto, é pouco comum e afeta cerca de 0,2% da população em geral (400 mil brasileiros), segundo o cardiologista do esporte Carlos Alberto Cyrillo Sellera*, da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

A morte do produtor musical Carlos Eduardo Miranda aos 56 anos pegou todos de surpresa. Ele estava com a família quando teve um mal súbito.No caso de Miranda, ainda não se sabe o que motivou o problema. Ele teria sofrido fortes dores de cabeça antes do prolapso, o que sugeriria um derrame.

Miranda morreu após sofrer um mal súbito. O que é essa doença? (Foto: Valéria Mendonça/SAÚDE é Vital )

Dá para prever o problema? Em boa parte dos casos, as doenças cardiológicas podem ser detectadas em um check-up --o que, infelizmente, não aconteceu no caso de Renan. "É muito importante que pessoas que praticam atividades físicas muito exigentes tenham acompanhamento de um cardiologista e realizem exames de uma a duas vezes por ano", alerta o médico Roberto Bizaco.

Entre os testes mais comuns que quem treina regularmente deve fazer para detectar problemas no coração estão o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico, além de exame de sangue para analisar a glicemia e o nível de colesterol.

Fazer exercício é seguro e evita doenças

Em casos como o de Renan, é comum criar-se o estigma de que praticar atividade física pode fazer mal, o que não é verdade. Problemas como o ocorrido com o personal trainer do Espírito Santo são raros. Segundo estudo publicado no BMJ, por ano é registrado um caso de morte súbita a cada 80.000 atletas (a pesquisa avaliou pessoas com menos de 35 anos). Portanto, com liberação médica e orientação de um profissional de educação física, realizar exercícios é seguro e faz bem para a saúde do coração e de todo o corpo. 

"O esporte é a principal maneira de prevenção de doença cardiovascular. Mas esse estímulo tem que ter um cuidado por trás e a pesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES