Pesquisa: 25% dos brasileiros admitem fazer compras sem o parceiro saber

Pesquisa feita pela fintech Onze com 3.800 pessoas mostra o nível de parceria entre os casais quando o assunto é dinheiro.

Finaças | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um relacionacionamento saudável exige companheirismo e a lealdade são requisitos básicos para manter um relacionamento saudável. Uma pesquisa ealizada pela fintech Onze, com 3.800 pessoas no período de 19 e 24 de maio, concluiu que 91% da amostra dizem considerar suas finanças transparentes e 87% afirmam que as finanças do (a) parceiro (a) são, de fato, muito claras. Contudo, apesar de se considerarem fiéis financeiramente, 25% fazem compras escondido ao menos uma vez por ano.

O estudo mostrou que 33% dos casais têm rendas semelhantes. Já entre aqueles com salários discrepantes, é comum que os homens ganhem mais. 73% dividem as despesas domésticas, mas 42% afirmam que uma das partes paga a maioria das contas, enquanto 27% arcam sozinhos com as despesas. Apenas 7% consideram injusta a divisão das contas.

A exceção à sintonia financeira dos casais está nos gastos escondidos: 25% escondem compras de seus parceiros ao menos 1 vez por ano, sendo que 15% afirmam que a omissão é um hábito praticado ao menos uma vez por mês. A prática é mais comum entre aqueles que não fazem planejamento financeiro em conjunto. O estudo conduzido pela Onze mostra que o plano financeiro ainda é uma dificuldade para a maioria das pessoas. 31% dos casais não realizam nenhum controle de suas finanças. Apenas 35% controlam os gastos juntos.

Investimentos

O estudo revela que há quem prefira cuidar de seus investimentos sozinho. Dos 3.800 entrevistados, 40% investem, 22% por conta própria e apenas 17% em conjunto com o (a) parceiro (a). Ainda assim, estes perfis são minoria, pois 60% não fazem qualquer tipo de investimento.

25% escondem compras dos parceiros (Divulgação)

Os objetivos variam de acordo com o gênero. Os homens tendem a poupar para reservas de emergência (51%), independência financeira (28%), conquista de imóvel próprio (21%) e garantia do futuro dos filhos (20%). As mulheres também priorizam fundos de emergência (45%) e poupam mais pensando no imóvel próprio (29%) e no futuro dos filhos (21%). A independência financeira aparece em quarto lugar (18%). Há ainda aqueles que tiveram grandes perdas nos investimentos e aguardaram para comunicar o (a) parceiro (a): 34%, enquanto 14% ainda não comunicaram sobre o prejuízo financeiro.

De acordo com os dados da pesquisa, 33% dos casais não investem porque não conseguem poupar, enquanto 31% afirmam que poderiam investir, mas falta organização, 25% têm outras prioridades e 10% têm vontade, mas não sabem por onde começar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES