Pesquisa: 45% das mulheres na pós-menopausa sofrem atrofia vaginal

Atrofia vaginal, também conhecida como vaginite atrófica, ocorre quando há o afinamento e a inflamação das paredes vaginais.

Problemas da pós-menopausa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Abordar sobre a saúde íntima da mulher é ainda um grande tabu. Com o passar dos anos, durante o climatério, período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa, a situação pode ficar mais complexa.

A atrofia vaginal, também conhecida como vaginite atrófica, ocorre quando há o afinamento e a inflamação das paredes vaginais devido ao declínio do hormônio estrogênio, que deixa de ser produzido pelos ovários.

Segundo o ginecologista Luciano Pompei, a atrofia vaginal é um dos sintomas da pós-menopausa que, geralmente, acomete as mulheres a partir dos 50 anos de idade. Entre os sinais mais comuns estão a secura, queimação, irritação, coceira e dor durante a relação sexual. "É preciso ter consciência sobre essa doença e saber que existe tratamento", destaca o ginecologista.

Atrofia vaginal é um dos sintomas da pós-menopausa 

Diagnóstico

O diagnóstico da atrofia vaginal é feito por meio da avaliação dos sinais e sintomas e exame ginecológico. "Uma das questões que dificultam o diagnóstico assertivo da atrofia vaginal é o fato de muitas mulheres acreditarem que os sintomas são parte natural do envelhecimento, o que não é verdade. 

A vergonha de falar sobre o assunto, também costuma ser uma barreira para o tratamento. Sentir dor durante a relação sexual, por exemplo, não é normal. Todo e qualquer sintoma relacionado à saúde da vagina deve ser relatado aos profissionais de saúde", afirma o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES