Pesquisa aponta que 1 em cada 4 homens faz compras escondido da companheira

11% dos entrevistados admitem que não mantém o orçamento transparente para parceiro, enquanto 18% das entrevistadas afirmam o mesmo

Pesquisa aponta fidelidade financeira dos casais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de, na maioria das vezes, lealdade ser uma pré-condição para um relacionamento duradouro e saudável, quando o assunto é dinheiro, nem sempre a recíproca é verdadeira.

Uma pesquisa feita pela Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, mostra que 1 em cada 4 homens (25%) faz compras escondido do(a) parceiro(a). De acordo com o levantamento, que ouviu 1493 casais de todo o Brasil, essa proporção muda levemente entre os gêneros. Entre as mulheres, 20% revelaram ter o mesmo comportamento - ou 1 em cada 5 mulheres.

De maneira geral, entre os respondentes da pesquisa, 11% admitem que isso acontece uma vez por mês, 5% uma vez a cada três meses, 4% uma vez por semana e 3% uma vez por ano. Os outros 77% alegam não terem essa conduta.

Pesquisa avalia fidelidade financeira entre casais (Divulgação)

Transparência: 11% não são 100% sinceros

Ainda que os homens façam mais compras escondidos, o estudo indica que eles confiam mais na transparência das contas em comparação às mulheres. Enquanto 83% dos homens acreditam que sua parceira ou parceiro mantém os ganhos e o controle financeiro abertos de forma totalmente transparente, entre as mulheres esse número cai para 77%. Já com relação a manter suas próprias contas abertas, 18% das entrevistadas e 11% dos entrevistados admitem que não são 100% sinceros.

Entre os respondentes que escondem as compras, 28% têm um controle financeiro conjunto. Outros 24% não fazem nenhum tipo de controle financeiro, nem mesmo individualmente. Fora isso, 17% usufruem de seu próprio planejamento financeiro, 23% admitem que apenas uma parte do casal tem essa administração e 8% possui dois planejamentos: as contas do casal e as individuais.

"É curioso que a maioria dos casais que compram escondidos tenham um controle financeiro conjunto. Isso só reforça o fato de que o dinheiro ainda é um tabu para as pessoas", explica Ana Paula Netto, consultora financeira da Onze. Para ela, a fidelidade financeira está relacionada a compartilhar a realidade de suas finanças, incluindo gastos, rendimentos e até dívidas existentes.

Transparência entre casais quando o assunto é dinheiro (Divulgação)

Controle financeiro conjunto

Entre os casais, a maioria não possui um controle financeiro conjunto (38%). Além disso, os dados da pesquisa mostram que 24% dos entrevistados sequer possuem um controle financeiro. Em relação ao controle do dinheiro, 65% alegam não utilizar conta conjunta, enquanto 17% adotam esse tipo de conta - apenas 5% têm uma conta conjunta e outra individual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES