Pesquisa mostra as fraudes que os consumidores assumem; Veja lista!

A pesquisa realizada pela CNDL e SPC, em parceria com Sebrae, revela que 3,4 milhões de consumidores on-line admitem ter praticado algum ato ilícito para tirar vantagem sobre pessoas, empresas ou governo

Uso de gato em serviços é uma das fraudes cometidas pelos consumidores | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um em cada cinco pessoas que foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses admite já ter adotado algum comportamento ilícito para levar vantagem financeira (20%). É o que revela uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae. Em termos absolutos, isso corresponde a 3,4 milhões de internautas que foram entrevistados para a pesquisa.

O levantamento aponta ainda que entre os 19% dos entrevistados que cometeram essas ações contra empresas e pessoas, a fraude mais comum foi a utilização de serviços de forma irregular, uso de “gato” em serviços de TV por assinatura, banda larga, luz, telefone, citada por 24%. Em seguida, aparecem a alegação falsa que determinado produto estava anunciado com um preço menor com o intuito de pagar mais barato (15%); consumir mercadorias dentro da loja e não pagar pelo produto (14%); e o cancelamento de compra realizada pela internet, após ter recebido a encomenda (14%).

Uso de "gato" em serviços de TV, energia, água foi citado por 24% dos entrevistados que assumiram ter praticado algum tipo de fraude | FOTO: Reprodução

Os dados mostram que 34% dos consumidores que cometeram fraudes obtiveram êxito ao tentar extrair vantagens de terceiros, seja sobre pessoas, empresas ou governo, ante 54% que não conseguiram. A maioria (58%) tampouco sofreu consequências pelo comportamento fraudulento, mas 38% tiveram que lidar com consequências diversas: o nome negativado (12%); a perda de acesso ao crédito (12%); pagamento de multa e fiança (10%) e exposição à quebra de sigilo bancário, telefônico e dados cadastrais (7%).

Falta consciência

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, os consumidores devem ter consciência de que ao cometer ações ilícitas trazem prejuízos a toda a sociedade.

“Todos perdem com a corrupção e com as tentativas de levar vantagens indevidas. Ao cometer um ato ilícito, o consumidor não prejudica somente àquela empresa, mas toda a população que em algum momento será onerada com taxas e serviços mais caros”, destaca.

Obtenção de recibos falsos para abatimento de imposto de renda é um dos atos ilícitos apontados por 33% dos entrevistados na pesquisa| FOTO: Shutterstock

9% admitem a tentativa de levar vantagem sobre o governo

As tentativas de fraude contra o governo foram admitidas por 9% dos entrevistados. Entre esses, 39% admitiram a não declaração de posse de algum bem e 33% confessaram a obtenção de recibos falsos para abatimento de imposto de renda, com aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2019.

A declaração de bens com valores inferiores ao correto (30%), o uso de documentos falsos (19%) e a falsificação de assinatura (18%) completam a lista de comportamentos entre os que buscaram levar vantagem sobre o governo. Em termos absolutos, 1,5 milhão de consumidores admitiram esses tipos de fraudes, um número menor do que o observado em fraudes contra empresas e pessoas.

“Os brasileiros podem e devem cobrar mais transparência nas ações dos representantes políticos, mas é igualmente importante que cada um faça sua parte e reflita sobre o lugar da ética em suas relações pessoais, profissionais e de consumo”, afirma Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES