Pesquisadores descobrem maior planta do mundo, com 250 km², na Austrália

A erva marinha, da espécie 'Posidonia australis', equivale a 25 mil campos de futebol, tendo pelo menos 4,5 mil anos.

Maior planta do mundo, com 250 km², é descoberta na Austrália | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior planta do mundo foi descoberta na Austrália, anunciado por pesquisadores nesta quarta-feira (01), nas águas rasas e ensolaradas da Área de Patrimônio Mundial de Shark Bay. A erva marinha ocupa uma área de 220 quilômetros quadrados, equivalente a 25 mil campos de futebol.

Não é somente o tamanho que chama atenção para a planta, mas a sua grande capacidade de resiliência. De acordo com o estudo, publicado na revista New Scientist, a erva marinha encontrada na Austrália tem pelo menos 4,5 mil anos. A estimativa de idade foi feita a partir da taxa de crescimento anual da espécie.

Leia Mais

Pesquisadores australianos descobrem a maior planta do mundo, com 250 km² (Foto: Rachel Austin/Universidade da Austrália Ocidental)Os cientistas fizeram a descoberta a partir de 18 mil amostras da planta coletadas em dez locais diferentes nas duas enseadas de Shark Bay. Após as análises, os pesquisadores descobriram que as amostras de nove locais eram idênticas.

A semelhança indicava que elas pertenciam à mesma planta maciça, que deve ter começado a crescer em uma enseada, expandido e depois se espalhado para dentro da outra enseada.

"É o maior exemplo conhecido de clone em qualquer ambiente da Terra", disse Elizabeth Sinclair, da Universidade da Austrália Ocidental, uma das coautoras da pesquisa.

O recorde anterior era de outra erva marinha, a "Posidonia oceanica", que se estende por 15 quilômetros no Mar Mediterrâneo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES