Pesquisadores do Reino Unido estudam médiuns que declaram ouvir vozes

Pesquisa constata que essas pessoas são mais propensas a atividades mentais imersivas e experiências auditivas incomuns na juventude

Médiuns | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo realizado pela universidade de Durham, no Reino Unido, afirma que médiuns espíritas são mais propensos a atividades mentais imersivas e experiências auditivas incomuns no início da vida.

Os resultados foram publicados nesta segunda-feira (18) na revista científica Mental Health, Religion and Culture e fazem parte do Hearing the Voice (Ouvindo a Voz, em tradução livre), um estudo interdisciplinar sobre a audição de vozes conduzido em Durham.

Pesquisa recruta médiuns que declaram ouvir vozes (Imagem: William Farlow)

Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 65 médiuns clariaudientes (que declaram ouvir vozes de espíritos) da União Nacional dos Espíritas do Reino Unido e 143 membros da população em geral.

Os resultados apontam que esses médiuns têm tendência para a absorção — um traço ligado à imersão em atividades mentais ou imaginativas ou à experiência de estados alterados de consciência. Eles também são mais propensos a relatar experiências de fenômenos auditivos incomuns, como ouvir vozes, ainda na juventude.

De acordo com os pesquisadores, muitos que experimentam a absorção ou a audição de vozes encontram crenças espiritualistas quando procuram o significado por trás disso, ou significado sobrenatural de suas experiências incomuns. O Espiritismo é um movimento religioso baseado na ideia de que as almas humanas continuam a existir após a morte e se comunicam com os vivos por meio de um médium.

Os pesquisadores reuniram descrições detalhadas da maneira como os médiuns vivenciam as "vozes" dos espíritos e compararam os níveis de absorção, tendência à alucinação, aspectos de identidade e crença no paranormal. Eles descobriram que 44,6% dos participantes relataram ouvir as vozes de alguém que morreu diariamente, sendo 33,8% tiveram uma experiência de clariaudiência no dia anterior à pergunta. De acordo com 79% dos entrevistados, a comunicação espiritual auditiva ocorre tanto quando estam sozinhos como quando frequentem um templo espírita ou exercem a função de médiuns.

Quando avaliados em escalas de absorção, bem como o quão fortemente acreditam no paranormal, os espíritas tiveram uma pontuação muito mais alta do que a população geral. Eles demonstraram ser menos propensos a se preocupar com o que os outros pensam deles e também pontuam mais em relação a experiências auditivas incomuns, como alucinações.

Para a população em geral, a absorção foi associada a níveis de crença no paranormal, mas não houve ligação correspondente significativa entre a crença e a tendência à alucinação. Também não houve diferença nos níveis de crença supersticiosa ou propensão a alucinações visuais entre participantes espiritualistas e não espiritualistas.

Os espíritas relataram que experimentaram a clariaudiência pela primeira vez com uma idade média de 21,7 anos. No entanto, 18% disseram ter experiências clariaudientes "desde que se lembram" e 71% não haviam encontrado o Espiritismo como um movimento religioso antes de suas primeiras experiências.

"Os espíritas tendem a relatar experiências auditivas incomuns que são positivas, começam cedo na vida e que muitas vezes são capazes de controlar. Entender como elas se desenvolvem é importante porque poderia nos ajudar a entender mais sobre experiências angustiantes ou não controláveis de ouvir vozes também", diz, em nota, o coautor do estudo, Peter Moseley.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES