Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Pesquisadores encontram estátua de macaco em Parque Marinho do CE

Objeto que estava a 25 metros de profundidade foi achado durante expedição de mergulhadores.

Compartilhe
Google Whatsapp

Pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) encontraram uma estátua em forma de macaco feita de concreto a 25 metros de profundidade no oceano, na costa de Fortaleza. O achado ocorreu durante mergulho para mapear os diferentes tipos de espécies que vivem no Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. As informações são do G1. 

Desde o dia 10 de julho, equipes do órgão realizam expedições com assistência da operadora de mergulho Mar do Ceará. Até agora, foram realizados seis mergulhos entre 17 e 30 metros de profundidade. O objetivo é identificar e quantificar espécies no fundo do mar e aferir temperatura, oxigênio e salinidade através de coletas de água.

"Foi semana passada. Fomos para uma recife que nunca tínhamos mergulhado, descemos e vimos o que parecia ser uma figura humana, mas chegamos perto e vimos que era uma estátua de macaco", relata o professor Marcelo Soares, coordenador do Labomar.

Labomar-UFC/Mar do Ceará/SEMA


A estátua foi achada dentro d'água com uma corda presa na cintura. "Ninguém sabe quem fez, e ninguém sabe quem colocou lá e nem por qual motivo. Foi super curioso", avalia Marcelo Soares.

Espécies

Ainda de acordo com o professor, no mínimo, cerca de 200 espécies vivem na área do Parque Marinho. Porém, o número pode aumentar após o término do Plano de Manejo da unidade de conservação, cujo documento mostrará a situação dos animais, condição do ambiente, aspectos de poluição e ações de preservação.

“Estamos na fase crucial para diagnosticar a saúde dos animais e do ambiente para, então, podermos fazer intervenções. A gente tem se surpreendido muito com os resultados. Nos últimos mergulhos, encontramos espécies de tubarões, arraias, tartarugas e peixes. Essa diversidade de animais indica que o ambiente está saudável. Encontramos também corais grandes e isso é um indicador de saúde do local”, pondera.

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio está localizado a cerca de 18 quilômetros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se