Pessoas que usam óculos têm 3 vezes menos chance de pegar a Covid-19

Um estudo apontou que o risco de infecção por Covid-19 em pessoas que usam óculos regularmente pode ser menor

Um estudo apontou que o risco de infecção por Covid-19 em pessoas que usam óculos regularmente pode ser de duas a três vezes menor. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo apontou que o risco de infecção por Covid-19 em pessoas que usam óculos regularmente pode ser de duas a três vezes menor. A taxa de contaminação cai dos usuais 1,35 para a população no geral para 0,48 entre os usuários de óculos, diz a pesquisa. Informações da CNN.

Liderado pelo cientista indiano Amit Kumar Saxena, o estudo, ainda em fase preliminar, abrangeu mais de 300 pessoas na região norte da Índia entre aqueles que haviam contraído o novo coronavírus ou que não foram contaminados.

Ámante da saúde dos olhos, os óculos atuam como barreira contra a Covid-19, diz estudo- Foto: Reprodução

O óculos atua como uma barreira que impede que as partículas entre em contato com o globo ocular. A baixa transmissão pode estar relacionada a “menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos”, diz o estudo. 

Os pesquisadores indianos reforçam que o duto nasolacrimal (que une os olhos ao nariz) pode ser uma via de transmissão, levando o vírus do saco conjuntival para o nariz e a faringe. Nesse caso, o vírus poderia entrar em contato com os olhos e depois ser levado para o sistema respiratório por esse duto. 

A contaminação pelos olhos pode ocorrer por gotículas ou aerossol, ou seja, pela viagem que o vírus faz pelo ar a partir da respiração, fala, espirro ou tosse de pessoas contaminadas até encontrar a região ocular de uma pessoa saudável.

Um estudo apontou que o risco de infecção por Covid-19 em pessoas que usam óculos regularmente pode ser de duas a três vezes menor. Foto: Reprodução

Entre os participantes da pesquisa realizada por Saxena, 58 disseram usar óculos de grau na maior parte do tempo ou óculos de sol sempre que estão ao ar livre. Segundo o pesquisador, a mudança nas taxas de transmissão desse grupo em relação ao total da população se mostrou “estatisticamente significante”.

Anteriormente, outro estudo havia sido realizado na China para medir a relação entre usuários de óculos e a baixa taxa de transmissão.

Porém, os pesquisadores também apontam para a possibilidade de autoinfecção pelo canal ocular, ocorre quando a pessoa encosta em um objeto infectado e leva a mão até o rosto. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES