Piauiense na Tropicália: veja foto de como era Torquato Neto quando criança

O poeta teve participação importante na Tropicália, sendo consagrado como um importante letrista do movimento.

Torquato Neto, o “Anjo Torto” | Google Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Torquato Araújo Pereira Neto, o Torquato Neto, foi um importante membro do movimento da Tropicália, junto com ilustres como Caetano Veloso e Os Mutantes. Nascido em Teresina no dia 10 de novembro de 1944, o artista é um dos nomes fortes da contracultura brasileira. Ele morreu precomente aos 28 anos, após suicidio, em 10 de novembro de 1972. Mas o legado permanece vivo até hoje.

A adolescência em Salvador, cidade que o acolheu aos 16 anos, o aproximou de Gilberto Gil, e logo ele estava entre grandes da cena soteropolitana, unido-se a Gal Costa e Maria Bethânia, que é irmã de Caetano. Depois ele foi para o Rio, onde viveu os últimos anos. Na época do exílio, foi morar com a esposa, Ana Maria Silva de Araújo Duarte, na Europa. O retorno ao Brasil, com o peso da ditadura militar, foi um grande peso para o poeta, que teve o fim trágico.

Torquato Neto. Crédito: Google Images.

Junto com Caetano, Torquato escreveu "Mamãe Coragem", uma das faixas mais conhecidas da curta trajetória do artista. Ele também colaborou com letras para Gilberto Gil, Edu Lobo, Sérgio Britto, Luiz Melodia, Geraldo Azevedo e Jards Macalé.

"Assumir completamente tudo o que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética, sem cogitar de cafonice ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que ela encerra, ainda desconhecido".

Torquato Neto.

Mas como era o jovem Torquato na infância, durante os primeiros anos em Teresina? Um menino como outro qualquer, bem diferente do visual do chamado "Anjo Torto" nos seus tempos na capital carioca.

Veja o registro divulgado no Facebook:

O pequeno Torquato Neto na primeira eucaristia. Crédito: Arquivo Sr. Heli e Eliane Aragão. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES