Picada de aranha provoca ereção durante quatro horas

Veneno da “aranha armadeira”, apesar de tóxico, causa ereções prolongadas no homem

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dona aranha vai te fazer subir pelas paredes - e nem um banho gelado vai te derrubar. É que, segundo o site Newslite, pesquisadores do Medical College of Georgia (EUA) está dizendo que a picada de uma aranha brasileira pode levar um homem a ter ereções de até quatro horas.

A "aranha armadeira" ou "aranha banana", como é chamada (coincidência, não?), é mesmo alvo de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos contra problemas de ereção. Como a questão é interessante, Esquisitices resolveu conversar com dois especialistas do Instituto Butantan, em São Paulo, para saber se a aranha tem mesmo o poder de levantar a cobra.

Samuel Guizze, biólogo do Laboratório de Artrópodes do Butantan, falou um pouco mais sobre a tal aranha, que cientificamente é chamada de Phoneutria SP. Fomos direto ao ponto: podemos ser picados de propósito ou não?

- Ela é a aranha que mais causa acidentes do Brasil. Devido ao seu comportamento de "armar", ela é conhecida como aranha armadeira. Sendo exportada juntamente com carregamentos de bananas, ela também é conhecida como "banana spider", causando acidentes ao redor do mundo. O veneno dela é neurotóxico, causando uma dor intensa no local da picada, podendo ser irradiada para o restante do membro atingido. Casos com complicações e até mesmo óbitos são relatados. Apesar de acidentes com maior gravidade serem raros (cerca de 0,05% dos acidentados), esse risco existe.

Já Lanfranco R. P. Troncone, pesquisador científico do Laboratório de Farmacologia do Butantan, explicou que a aranha tem mesmo essa capacidade de causar ereções, e que ele e sua equipe no instituto conseguiram isolar o componente responsável por esta ação em 1998. A pesquisa foi apresentada em um congresso na Alemanha e publicada na revista internacional Toxicon em 2004.

- Para se desenvolver um medicamento a partir desta molécula, será preciso compreender coma a toxina induz a ereção e se livrar de seus efeitos tóxicos. O veneno mata! A ereção é apenas um efeito colateral.

Enfim, a aranha pica a cobra, a cobra come a aranha e tudo segue seu curso natural. Pelo menos pelas quatro horas seguintes...



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES