Conforme relatado por TimeAndDate.com, no último dia 29 de junho, a Terra estabeleceu um novo recorde – até onde os cientistas podem dizer – para completar uma rotação, com 1,59 milissegundo a menos. Espere! A Terra leva exatamente 24 horas para girar uma vez em seu eixo, certo? Quase, sim, mas não exatamente. Com informações da revista Forbes.

E os ‘segundos bissextos’? Até alguns anos atrás, pensava-se que a rotação da Terra estava diminuindo após várias medições sucessivas por relógios atômicos desde 1973.

Terra está girando mais rápido (Foto: reprodução)Terra está girando mais rápido (Foto: reprodução)

O IERS (Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência) havia até começado a adicionar segundos bissextos de vez em quando para compensar o giro mais lento (aconteceu pela última vez em 31 de dezembro de 2016).

Durante um período de tempo mais longo, esse ainda pode ser o caso – a rotação da Terra pode, em geral, ainda estar diminuindo. Afinal, a Lua está gradualmente diminuindo a rotação da Terra. Sua atração gravitacional causa marés e torna o caminho orbital da Terra ao redor do Sol ligeiramente elíptico.