Planeta Terra gira mais rápido e tem dia mais curto já registrado

No último dia 29 de junho, a Terra estabeleceu um novo recorde para completar uma rotação: 1,59 milissegundo a menos

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conforme relatado por TimeAndDate.com, no último dia 29 de junho, a Terra estabeleceu um novo recorde – até onde os cientistas podem dizer – para completar uma rotação, com 1,59 milissegundo a menos. Espere! A Terra leva exatamente 24 horas para girar uma vez em seu eixo, certo? Quase, sim, mas não exatamente. Com informações da revista Forbes.

E os ‘segundos bissextos’? Até alguns anos atrás, pensava-se que a rotação da Terra estava diminuindo após várias medições sucessivas por relógios atômicos desde 1973.

Terra está girando mais rápido (Foto: reprodução)

O IERS (Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência) havia até começado a adicionar segundos bissextos de vez em quando para compensar o giro mais lento (aconteceu pela última vez em 31 de dezembro de 2016).

Durante um período de tempo mais longo, esse ainda pode ser o caso – a rotação da Terra pode, em geral, ainda estar diminuindo. Afinal, a Lua está gradualmente diminuindo a rotação da Terra. Sua atração gravitacional causa marés e torna o caminho orbital da Terra ao redor do Sol ligeiramente elíptico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES