Polêmica: China confirma mais um bebê “editado” geneticamente vindo por aí

“Recorta, copia e cola” genético.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você deve ter ficado sabendo da polêmica dos bebês modificados geneticamente que nasceram na China, certo? A notícia começou a circular no finalzinho do ano passado, depois que o cientista chinês chamado He Jiankui anunciou durante um congresso que rolou em Hong Kong que havia feito uso de uma técnica conhecida como CRISPR/Cas-9 para “editar” o DNA de duas bebezinhas gêmeas – Nana e Lula – para que elas fossem imunes ao HIV, uma vez que o pai das crianças é soropositivo.

Embora seja se trate de um avanço gigantesco – conseguir criar embriões livres de ou imunes a doenças graves –, a notícia foi recebida com bastante incredulidade pela comunidade científica, e Jiankui foi alvo de uma avalanche de críticas e acusações. Tanto que pouco depois do anúncio sobre as gêmeas, primeiro o pesquisador sumiu do mapa, mas acabou sendo preso e acusado de uma porção crimes bastante sérios e inclusive corre o risco de ser condenado à morte.

The New York Times/Alex Hofford/EPA

Confusão científica

Mas, por que tanta confusão, se o que Jiankui – aparentemente – fez é notável? Porque o cientista não publicou artigo científico nenhum detalhando como modificou os embriões, não divulgou todos os dados que ele produziu e não apresentou qualquer prova concreta de que tinha, de fato, realizado as edições.

Com isso, geneticistas, especialistas em bioética e cientistas de todo o mundo não demoraram em levantar questionamentos sobre como o cientista aplicou a técnica de edição e expressar profunda preocupação pelo futuro das gêmeas. Além disso, para complicar ainda mais a vida de Jiankui, começaram a circular rumores de que ele teria se envolvido em subornos e corrupção para conseguir conduzir seus experimentos, e as autoridades chinesas estão anotando tudo em sua "caderneta negra".

Reprodução

Então, diante da dúvida de que o cientista realmente tinha realizado a edição das bebês e das violações éticas que ele teria cometido, as autoridades chinesas não perderam tempo e foram investigar os trabalhos de Jiankui. De acordo com um relatório preliminar apresentado pelos oficiais, o pesquisador desafiou proibições determinadas pelo Governo e conduziu os experimentos para conquistar fama e fortuna, e forjou revisões e documentos éticos.

E tem mais: não só foi confirmado que o chinês realmente empregou a técnica de “recorta, copia e cola” genético com as gêmeas, mas que existe outro bebê editado vindo por aí. Na realidade, quando Jiankui anunciou a notícia sobre as meninas, ele comentou que já estava trabalhando em outro embrião – e, efetivamente, os investigadores descobriram que existe uma grávida carregando um feto editado no ventre.

Enquanto a situação do cientista chinês se complica, ninguém sabe dizer a que tipo de punição ele será condenado. Isso porque, apesar de se falar em “prisão” e “pena de morte”, a China não possui regulamentações muito estritas para crimes como os que foram cometidos por Jiankui e, portanto, sua responsabilidade legal não está bem definida – e vai saber quais penalidades serão aplicadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES