Por que alguns alimentos explodem no micro-ondas?

O forno de micro-ondas é sem dúvidas um das invenções que mais revolucionaram.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O forno de micro-ondas é sem dúvidas um das invenções que mais revolucionaram o modo como aquecemos e preparamos certos alimentos, afinal, a sua praticidade exige apenas alguns toques no painel para fazer a mágica acontecer. As informações são do Tricurioso.

No entanto, quem usa esse eletrodoméstico com uma certa frequência já deve ter resmungado bastante ao ter que limpar a sujeira causada pela “explosão” de determinados alimentos. Mas afinal, o que essa maravilha da engenharia moderna tem que torna alguns alimentos mais propensos a explodir?

Para entender o que acontece nesses casos, é preciso levar em consideração o fato de que os fornos de micro-ondas usam uma forma inofensiva de radiação eletromagnética para aquecer alimentos. Dessa forma, enquanto um forno tradicional transfere o calor do lado de fora da comida para o seu interior, o micro-ondas consegue penetrar mais profundamente no alimento, pois aquece o interior diretamente. Embora o calor seja capaz de escapar do lado de fora do alimento no micro-ondas, uma parte desse calor geralmente fica presa internamente, cozinhando a comida mais rapidamente por dentro.

Em casos desse tipo, se a comida tiver um alto teor de água, como um ovo ou uma batata, a água se expande e consequentemente se transforma em vapor. Sem ter como deixar o vapor escapar, a pressão interna aumenta rapidamente e a níveis tão altos que faz a comida explodir, ao mesmo tempo em que provoca uma sujeira capaz de desanimar qualquer cidadão.

É por isso que você precisa fazer furos em batatas ou colocar tampas plásticas que permitam uma melhor ventilação sobre alimentos congelados antes de aquecê-los no micro-ondas, já que esse macete dá ao vapor uma espécie de “rota de fuga”. Para certos alimentos como molhos e até mesmo a farinha de aveia, mexer a mistura frequentemente é a melhor maneira de dissipar o vapor e evitar respingos por toda a parte interna do aparelho. Lembre-se que os alimentos propensos a explodirem no micro-ondas geralmente apresentam muita água em sua composição, por isso, basta analisar o alimento previamente para deduzir a sua probabilidade de causar uma explosão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES