mais

Por que as grávidas sentem desejos inusitados?

Durante a gravidez é comum que vários sintomas apareçam.

A gravidez é um dos momentos mais lindos da vida, afinal de contas, é um novo ser que está começando a ser formado e aos poucos vai se desenvolvendo. Muitas mulheres desde cedo sonham em ser mães, inclusive fazem vários planos, como o nome do bebê, por exemplo. As informações são do Tricurioso

Durante a gravidez é comum que vários sintomas apareçam, como é o caso do enjoo e até mesmo tonturas, dentre tantas outras coisas. Nesse período muitas grávidas relatam sentir o desejo de comer algo e muitas vezes esse desejo é bastante inusitado, mas afinal de contas, por que isso acontece? 

Por que as grávidas sentem desejos inusitados? - Imagem 1

O desejo de grávida é real?

Todos os anos milhões de mulheres ficam grávidas e durante todo o período da gravidez várias e várias coisas acontecem. Algumas acabam tendo uma gravidez complicadas, enquanto outras passam por esse período mais tranquilamente, porém todas elas relatam que sentem alguns desejos de comer alguma coisa específica em certos comentos.

Desejo de grávida é sem dúvida alguma um dos assuntos mais comentados da gravidez, muitos acreditam que isso não passa de um mito e que as mulheres sentem isso simplesmente por ouvirem muito falar sobre, mas afinal de contas, o desejo de grávida é real? A resposta é sim e é comprovado por especialistas.

Por que as grávidas sentem desejos inusitados? - Imagem 2

Por que as grávidas sentem desejos?

Sem dúvida alguma você já acompanhou de perto alguma gravidez, não é? Certamente até tenha ouvido sobre alguns desejos estranhos, como por exemplo: sorvete com bacon, feijão congelado, melancia com maionese, ketchup com banana (esse foi a Beyoncé que desejou), dentre tantos outros.

Esses desejos são mais comuns do que possamos imaginar, somente quem está grávida ou já engravidou que pode mensurar isso. Especialistas afirmam que esses desejos não ocorrem porque a grávida está querendo chamar a atenção, mas sim por conta das transformações e mudanças hormonais.

Durante a gravidez, o controle dos hormônios deixa de ser feito pelo ovário e começa a ser feito pela placenta, por conta disso o organismo começa a mudar, inclusive o apetite. Muitas grávidas não percebem, mas geralmente esses desejos ocorrem como uma forma de poder controlar o enjoo, por isso algumas sentem desejo de comer frutas cítricas, como laranja, limão e kiwi ou até mesmo chupar picolé ou tomar bebidas com bastante gelo.

E os desejos inusitados?

Por outro lado existem aquelas grávidas que sentem desejos bastante inusitados, como comer tijolo ou reboco por exemplo, bom, quanto a isso é bom sempre ficar atento, pois se trata de uma síndrome chamada  de picamalácia.

A picamalácia é o desejo de comer substâncias não alimentícias como os que citamos mais acima. Geralmente isso ocorre devido à deficiência nutritiva e também por conta da deficiência de ferro no organismo da mãe. Caso você conheça alguma grávida que está com esses desejos inusitados, ou se até mesmo você estiver tendo, é bom procurar um obstetra que se necessário, irá ajustar o aporte de ferra ou pela alimentação ou fazendo suplementação do nutriente. 

E se o desejo da grávida não for realizado?

Você já deve ter ouvido em algum lugar que caso o desejo da grávida não for realizado, o bebê irá nascer com a cara do alimento que a mãe desejou, certo? Bom, se a mamãe não comer o mamão que que estava desejando, pode ficar tranquila, pois seu filho não irá nascer com a cara da fruta.

Isso tudo não passa de um mito que surgiu com o passar do tempo, não se sabe ao certo quando. Vale a pena deixar claro também que a grávida não deve comer por dois, isso só irá fazer com que a mamãe ganhe peso excessivamente. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail