Por que batemos na madeira para afastar a má sorte?

Existem várias teorias sobre o surgimento do costume

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo que você não seja do tipo supersticioso, deve conhecer o costume de “bater na madeira” para espantar a má sorte, não é mesmo? Mas, ainda que você não use essa artimanha, já sentiu curiosidade em saber de onde ela surgiu? De acordo com o site Today I Found Out, a história desse gesto é um pouco nebulosa, mas existem algumas teorias bem interessantes.

Segundo a matéria, os primeiros registros “oficiais” do ato de bater na madeira como forma de espantar energias negativas apareceram em 1899 no Reino Unido e em 1905 nos EUA. No entanto, existem várias teorias sobre o surgimento desse costume, abrangendo crenças dos povos pagãos, cristãos e até mesmo judaicos.

Origem pagã

Com relação à teoria sobre o costume de bater na madeira ter sua origem no paganismo, ela aponta que a maioria das culturas pagãs, distribuídas da Irlanda à Índia, provavelmente faziam uso desse gesto. Acredita-se que esses povos pensavam que as árvores eram habitadas por espíritos da natureza, e estes muitas vezes eram incorporados às cerimônias e aos rituais praticados por eles.

Uma das crenças é de que os pagãos acreditavam que ao tocar os troncos das árvores era possível invocar os espíritos benevolentes que habitavam nelas. Além disso, essa era a forma como os irlandeses agradeciam aos leprechauns, pequenos seres considerados como guardiões de tesouros, pelos momentos de boa sorte.

Com o passar do tempo, é possível que tocar, ou dar pancadinhas, na madeira tenha se tornado uma forma de demonstrar gratidão por eventos fortuitos e reconhecer a intervenção dos espíritos da natureza por suas bênçãos. Contudo, não se esqueça que os crentes sempre sentiram medo da ira divina, portanto muitas vezes as demonstrações serviam para garantir que a natureza não se voltaria contra eles e, em vez de boa sorte, trouxesse uma indesejada maré de azar.

Cristianismo e judaísmo

Outra teoria é de que os cristãos seriam os responsáveis por disseminar o costume de bater na madeira, já que, no início do cristianismo, muitos dos costumes pagãos acabaram sendo incorporados à nova religião. A explicação nesse caso, em vez de relacionada com as moradas dos espíritos da natureza, estava associada ao material com o qual a cruz de Jesus foi feita. Assim, tocar na madeira era uma maneira de também invocar a proteção de Cristo.

Existe ainda a teoria relacionada ao judaísmo e, até onde se sabe, o costume teria surgido ao final do século 15, durante a Inquisição Espanhola. Na época, os judeus estavam sofrendo uma dura perseguição a mando de Torquemada e, como muitas das sinagogas eram feitas de madeira, os hebraicos criaram toques em código para anunciar sua chegada e ganhar acesso aos templos. Essa artimanha teria salvo muitas vidas e se tornou sinônimo de boa sorte.

Pega-pega

As teorias acima são apenas algumas das hipóteses mais interessantes sobre o surgimento do costume de bater na madeira. Além dessas, existe outra possível explicação que é bastante plausível e teve origem antes mesmo da popularização oficial da expressão — entre final do século 19 e começo do século 20, como mencionamos no comecinho da matéria.

No início do século 19, existia um jogo infantil extremamente popular no Reino Unido — uma espécie de pega-pega — no qual os participantes que estivessem tocando a madeira não corriam o risco de serem pegos. Muitos acreditam que essa brincadeira pode muito bem ter cruzado o Atlântico e conquistado a molecada na América, se espalhando para outros países com o passar do tempo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES