Por que cachorros roubam nosso lugar no sofá assim que levantamos?

De acordo com a ciência canina, existem duas possíveis explicações para essa última pergunta

Por que cachorros roubam nosso lugar no sofá assim que levantamos? | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cachorros são animais magníficos e com uma série de comportamentos os quais nós humanos ainda estamos longe de compreender. Por exemplo: por que eles amam lamber vidro? Por que eles se tornam tão agitados após um banho? E o mais importante de todos, por que eles adoram roubar nosso acento favorito no sofá logo após levantarmos?

De acordo com a ciência canina, existem duas possíveis explicações para essa última pergunta e cada uma diverge bastante da outra — enquanto uma das teorias possui certa fofura, a outra não parece encorajadora. Então, vamos tentar entender um pouco mais sobre as motivações do seu cãozinho.

Carência

A primeira possível explicação para o seu cão roubar seu lugar no sofá é simples e acolhedora: seu cachorro te ama. Para os cães, o lugar de descanso do seu companheiro humano representa segurança e conforto, remetendo aos comportamentos aprendidos pelas matilhas criadas por seus ancestrais no passado.

Foto: Pixabay

Ao se aconchegar no acento que você estava ocupando recentemente — e que provavelmente ainda tem o seu cheiro —, seu animal de estimação recebe uma enorme sensação de bem-estar com o mundo. Sendo assim, tudo que ele está fazendo é demonstrar como você é importante em sua vida.

Isso também pode significar que ele está tentando "proteger" sua área de invasores, como visitas na casa. Cachorros são animais bastante territorialistas e o ato de defender o espaço marcado por você é um importante sinal de afeto e preocupação com a sua pessoa.

Ansiedade e estresse

Por um lado não tão legal, também é possível que o seu cão esteja roubando seu lugar para demonstrar dominância. Isso costuma ser especialmente verdade se você possui mais de um cachorro dentro de casa ao mesmo tempo. Nesses casos, o seu espaço no sofá é como se fosse um trono e o seu cachorro quer explicar para os outros que ali ele é rei.

Foto: Pixabay

Então, como diferenciar os dois tipos de ação? É fácil. Cães que desejam só se sentir próximos aos seus donos irão ceder novamente a sua posição quando você retornar, enquanto os mais territorialistas podem tentar defender sua conquista e rosnar ou morder caso você tente recuperá-la. 

Embora esse comportamento possa acontecer com qualquer cão, ele costuma aparecer mais em cães que são novos para a família ou que têm um histórico de abusos ou negligência. Se esse for o seu caso, é recomendado que a família busque alguma ajuda profissional para o animal. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES