Por que choramos quando cortamos cebola?

A explicação é simples e envolve a enxofre do solo

Por que choramos quando cortamos cebola? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já se perguntou o motivo que leva os nossos olhos lacrimejarem quando cortamos cebolas? De acordo com pesquisadores, a explicação é simples.

Isso acontece porque as cebolas absorvem enxofre do solo e, quando são cortadas, algumas de suas células acabam se quebrando e liberam enzimas que reagem com esse elemento químico. Essa reação, por sua vez, dá origem a sulfóxidos de aminoácidos.

Essas substâncias acarretam na formação do altamente instável syn-propanethial-S-óxido, que nada mais é do que a união de ácido sulfúrico, dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio. Quando a cebola é cortada, esses elementos agem pelo ar e entram em contato com a lubrificação dos olhos, causando a sensação de queimação.

Nosso cérebro recebe o aviso de que existe uma substância nos irritando e ativa nossas glândulas lacrimais, com a intenção de lavar nossos olhos e eliminar esses elementos intrusos por meio das lágrimas. Esse processo não ocorre com cebolas cozidas, porém, já que o cozimento interrompe a produção dessas enzimas agressivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES