Por que comemos tanto açúcar?

Quando seu consumo passa dos limites, porém, ele desregula a produção de insulina

O açúcar pode trazer malefícios | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que cada pessoa consuma anualmente 18,2 kg de açúcar, isso equivale a 50 gramas diárias. O consumo médio no Brasil, no entanto, é de 30 kg por ano, ou seja, 80 gramas ao dia.

O açúcar é um carboidrato, ao ser digerido transforma-se em glicose, que dá energia para o funcionamento das células. Quando seu consumo passa dos limites, porém, ele desregula a produção de insulina, e o excesso desse hormônio no organismo pode ter uma série de efeitos negativos.

Por que comemos tanto açúcar?

A ciência já demonstrou que a ingestão de alimentos doces gera uma sensação imediata de prazer e pode, literalmente, “viciar”. O açúcar interage com os neuropeptídeos cerebrais levando a um efeito de dependência similar ao das drogas.

Segundo Dani Fontes, nutricionista e Consultora Científica na Flormel, entre os malefícios da ingestão descontrolada de açúcar, os mais conhecidos são o diabetes e a obesidade, mas eles não são os únicos. O excesso de açúcar branco, por exemplo, danifica a boa flora intestinal prejudicando a absorção de nutrientes e a imunidade. 

Antes dos problemas se agravarem, o corpo pode dar sinais de que você está abusando do açúcar, vale ficar atento a alguns deles:

Acne e alterações de pele: os picos de insulina gerados pelo excesso de açúcar causam inflamações que podem aumentar a produção de sebo e obstruir os poros. Falta de energia e sensação de fadiga: a rápida elevação dos níveis de glicose no organismo promove energia de curta duração. Assim como sobem rápido, caem rápido, gerando instabilidade energética.

Reprodução internet

Distúrbios intestinais: como já citamos, o excesso de açúcar altera a flora do intestino. Desconforto e mudança nos hábitos intestinais podem indicar que algo está descompensado. Sede excessiva: para liberar a glicose circulante em excesso no sangue, os rins entram em ação. A pessoa urina mais, desidrata e volta a sentir sede de forma cíclica.

O vilão é o excesso

Açúcares são importantes para a geração de energia e não precisam ser excluídos da alimentação de indivíduos saudáveis, o mal está no excesso. Procure não ultrapassar a quantidade diária recomendada e dê preferência ao açúcar naturalmente presente nos alimentos e às suas formas menos processadas, deixando fora da mesa o açúcar refinado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES