Por que incluir leguminosas nas refeições?

Nutricionista fala como o consumo desses grãos contribui para uma alimentação diversificada e nutritiva

é importante deixar os grãos de leguminosas de molho de um dia para o outro | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As leguminosas, grãos presentes nas vagens, como o feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha, são elementos importantes para a nossa alimentação de maneira geral. “Além de saborosas e versáteis para o preparo das refeições, elas oferecem nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, que contribuem para o equilíbrio do organismo”, conta Tayse Correia, nutricionista.

Segundo a nutricionista, a composição nutricional das leguminosas também inclui antioxidantes e fibras, que facilitam o bom funcionamento do organismo. “Previne a anemia, aumenta a imunidade, controla o colesterol no sangue, auxilia o sistema nervoso, ajuda a fortalecer os ossos, melhora a função intestinal e controla também os níveis de glicemia”, completa Tayse.

Pessoas que estão buscando emagrecer, às vezes, retiram as leguminosas das refeições. No entanto, o consumo está liberado. “Eu aconselho incluir pelo menos uma porção desses grãos ao dia. Eles são ricos em fibras que ajudam na saciedade e facilitam o desempenho do metabolismo em processos de emagrecimento e manutenção de peso”, diz a nutricionista.

reprodução internet

De acordo com a profissional, as leguminosas também podem ser consumidas em qualquer horário escolhido. “Apenas sugiro alterar o tipo de leguminosa durante a semana para ter maior variedade de nutrientes”, esclarece. “Já a quantidade da porção é definida de acordo com a necessidade metabólica de cada indivíduo e seus objetivos com a nutrição”, inclui Tayse.

As leguminosas são também uma boa opção para pessoas que eliminaram proteínas de origem animal do cardápio. A nutricionista conta que vale combinar as leguminosas com cereais para uma nutrição mais completa em dietas vegetarianas e veganas.

Para o melhor aproveitamento dos benefícios nutricionais, é importante deixar os grãos de leguminosas de molho de um dia para o outro e descartar a água antes de cozinhar. “Esse processo neutraliza o ácido fítico, que impede a absorção de nutrientes importantes como cálcio, ferro e magnésio”, esclarece a nutricionista.

Além de incluí-los nas principais refeições, como refogados, sopas, saladas e até mesmo no formato de massas à base de leguminosas, que substituem os tradicionais macarrões, a nutricionista sugere consumí-las em lanches intermediários para prolongar a saciedade. “Boas opção são hommus (pasta de grão-de-bico) com biscoitos de arroz e snacks de leguminosas crocantes e assadas, que são práticas para carregar para qualquer lugar”, sugere Tayse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES