Por que morder papel-alumínio dá choque nos dentes?

A galera do How Stuff Works resolveu falar sobre o assunto e, ao que tudo indica, morder um pedacinho de folha de alumínio é uma forma de armar uma bateria na nossa própria boca; entenda.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É sexta-feira e você precisa achar um jeito de deixar o último dia útil da semana perfeito. Uma das formas de fazer isso é, certamente, se permitir um chocolatinho depois do almoço, mas, de repente, o que era para ser um momento de prazer inenarrável se torna um incômodo gigantesco: aquele pedacinho minúsculo de papel-alumínio, que cobria o chocolate, foi parar no seu dente.

Nessa hora você se pergunta como é possível que um pedaço minúsculo de embalagem de alumínio possa ter esse poder devastador de estragar um momento de perfeição. É uma mistura de dor com agonia praticamente inexplicável. Por que será que isso acontece? Você sabe? Calma, que a gente explica.

A galera do How Stuff Works resolveu falar sobre o assunto e, ao que tudo indica, morder um pedacinho de folha de alumínio é uma forma de armar uma bateria na nossa própria boca, de modo que a corrente elétrica gerada acaba por estimular justamente as terminações nervosas presentes nas raízes dos nossos dentes. E todo mundo sabe o que isso significa.

Tudo começa com a pressão que provocamos ao morder o maldito pedaço de folha de alumínio. Quando provocamos contato entre metais diferentes – no caso, o alumínio com o mercúrio das restaurações ou ouro em coroas – em um ambiente cheio de saliva e sais, o resultado é literalmente eletrizante.

Esses metais têm uma diferença de potência eletroquímica, o que faz com que elétrons saiam do alumínio em direção ao dente. Na sequência, essa espécie de corrente elétrica é conduzida até a raiz do dente e, chegando lá, cria impulsos nervosos que, quando chegam ao cérebro, nos fazem interpretar tudo isso como dor. E aí o jeito é torcer para passar logo e inspecionar bem o bombom antes de dar aquela mordida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES