Por que os astronautas tem que usar roupas especiais no espaço?

A roupa dos astronautas é dotada de diversas funções a fim de proporcionar segurança no espaço.

Apollo | Divulgação/ NASA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desenvolvida a fim de proteger o corpo humano, a roupa especial usada por astronautas em suas missões espaciais é capaz de:

  • Regular a temperatura do corpo;
  • Impedir que o vácuo quase absoluto do espaço arrase com o astronauta;
  • Protegê-lo contra os raios solares;
  • Evitar atrito, mesmo que pequeno, com corpos existentes no espaço;
  • Controlar a pressão arterial, entre outros.

Podemos dizer que a roupa dos astronautas é dotada de diversas funções, capazes de proporcionar segurança a quem usa.

A roupa tem em média 130kg: esse valor é na verdade a soma da roupa e dos equipamentos auxiliares e de segurança, que possibilitam ao seu usuário condições vitais muito parecidas com as condições terrestres, com informações de Exame e Uol.

Veja 8 efeitos bizarros poderiam acontecer sem trajes especiais:

1. Falta de ar

Se você assistiu ao filme “Gravidade”, vai se lembrar da cena em que Sandra Bullock começa a sufocar devido à falta de ar em seu traje espacial. Essa sensação agonizante é a primeira que você vai sentir se estiver com o corpo exposto no espaço. Contudo, ao contrário de Bullock, que ficou vários minutos sem oxigênio, você perderia a consciência rapidinho, em cerca de 15 segundos. Vocês podem estar pensando: "Mas eu posso segurar minha respiração por alguns minutos!". Porém, a situação no espaço é um pouco diferente da que temos aqui na Terra devido à falta de pressão no lado de fora. Se você segurar sua respiração no espaço sem uma roupa espacial, o ar remanescente em seu corpo vai expandir-se rapidamente e provocar a ruptura dos seus pulmões.

divulgação

2. Inchaço extremo

Após 10 segundos de exposição no vácuo, sua pele e o tecido embaixo dela começariam a inchar. Isso aconteceria porque a água em seu corpo iria vaporizar-se devido à ausência de pressão atmosférica. Como a pele humana é extremamente resistente, você não iria inchar a ponto de explodir. Além disso, se você fosse levado de volta à Terra, seu tecido cutâneo voltaria a normal. Mas você estaria morto, é claro.

3. A sua língua pode ferver

Como os músculos e a pele protegem o sistema circulatório do seu corpo, a exposição no espaço não afetaria sua pressão sanguínea e nem faria ferveria seu sangue. No entanto, sua saliva iria começar a ferver, já que a ausência de pressão atmosférica provocaria a vaporização da saliva.

thinkstock

4. Queimaduras terríveis

Nós facilmente queimamos a pele quando ficamos expostos ao Sol sem protetor solar. Imagine expor nosso corpo sem a atmosfera da Terra para filtrar raios ultravioletas nocivos à saúde humana. Se você estiver solto no espaço sem um traje espacial, seu corpo será terrivelmente queimado pela radiação cósmica. Além disso, se você olhar diretamente para o Sol, sua retina se queimará a ponto de o deixar cego. Por isso, os astronautas utilizam capacetes especiais, que refletem a luz do Sol, para se deslocar fora da nave.

5. Resfriamento contínuo

Quando estamos seguros, na superfície da Terra, os nossos corpos suam para refrescar nosso sistema. Com o decorrer do tempo, esse suor evapora da nossa pele, absorvendo calor no processo, que é gradual, já que a umidade do ar e a pressão atmosférica limitam a evaporação.    Já no espaço o processo de evaporação de qualquer líquido é muito rápido. Assim, seus olhos, sua boca e sua garganta secariam. Contudo, você não morreria congelado imediatamente, apesar de as temperaturas espaciais serem extremamente baixas. O calor não deixa o corpo com suficiente rapidez para que você congele antes de sufocar. 

6. Doença descompressiva

A baixa pressão do espaço impede que o oxigênio seja dissolvido na corrente sanguínea do ser humano. O ambiente de vácuo produz o mesmo efeito para outros gases, como o nitrogênio. A exposição do ser humano no espaço faz com que pequenas bolhas de nitrogênio sejam formadas em todo o sistema circulatório. Essas bolhas provocam a doença descompressiva.    Os efeitos colaterais desse mal são a dor extrema e o bloqueio de veias e artérias. Bolhas de nitrogênio no coração podem causar insuficiência cardíaca súbita. Já bolhas no cérebro pode causar acidente vascular cerebral (AVC) e convulsões. 

7. Corpo não se decompõe

Você vai morrer no espaço se não estiver usando um traje espacial. Isso é fato. Contudo, o que acontece com o corpo humano sem vida no vácuo? Seu corpo não irá se decompor da forma habitual na Terra, já que não existe oxigênio no espaço. Se você estiver perto de uma fonte de calor, como o Sol, seu corpo irá se mumificar. Caso contrário, ele vai se congelar.    O corpo só irá se decompor normalmente se você estiver usando um traje espacial. No entanto, essa decomposição só irá durar enquanto houver oxigênio na roupa. Enfim, não importa como você vai morrer. Seu corpo vai aguentar muito tempo sem ar e vai ficar à deriva no espaço por milhões de anos.

Um modelo dessas roupas, chamado Traje Adeli, desenvolvido para astronautas russos na década de 70, cujo objetivo principal era evitar a flacidez e a atrofia muscular, tem sido muito utilizado no estímulo de crianças com paralisia cerebral.

A roupa serve para estimular as crianças a andarem, porque proporciona segurança e um novo esquema corporal é criado, ocasionando uma correção postural e desenvolvimento do passo, do andar.

O Brasil já conta com esse estímulo. Uma ONG em Salvador recebeu 60 roupas especiais, uma doação feita pela empresa russa responsável pela patente desse traje especial.

Vemos então que os trabalhos científicos produzidos para a comodidade do homem no espaço também podem ser perfeitamente utilizados em nosso cotidiano, melhorando assim a qualidade de vida de civis comuns e personalidades como os viajantes espaciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES